Este trabalho apresenta um relato de experiência didática resultante do desenvolvimento do projeto realizado em uma escola pública localizada no município de Boa Vista/PB. Diante da crise atualmente enfrentada, quando se fala da temática ambiental, apresentamos a questão dos resíduos sólidos como uma grave problemática dada as consequências que o descarte inadequado causa ao ambiente. O projeto “Pneu: a roda que virou arte” foi bastante relevante, buscamos ressignificar o processo ensino aprendizagem na solução de problemas que envolvem a realidade do aluno, assim foi contextualizado e trabalhado de forma interdisciplinar. O objetivo consistiu em utilizar a metodologia de ensino por projeto para sensibilizar a comunidade sobre a importância da reutilização dos pneus que são cotidianamente descartados na natureza, despertando sobre a preservação do ambiente local. O ensino por projeto, desenvolvido no contexto desta pesquisa, consistiu de uma proposta didática interdisciplinar. Essa metodologia possibilitou uma aprendizagem significativa, bem como motivou-os a reflexão para mudanças. Consistiu em uma proposta baseado na realidade e vivência dos alunos, e transformadora de atitudes e hábitos de vida, procurou educar de forma a motivar e mobilizar os estudantes formando cidadãos capazes de atuar em favor da preservação do seu lugar. As práticas pedagógicas interdisciplinares por meio da metodologia de projeto são importantes, pois ofereceu uma aprendizagem significativa e contribuiu para a disseminação de alternativas de reaproveitamento dos pneus mitigando impactos causados por esses resíduos descartados de maneira inadequada.