Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

INVESTIGAÇÃO E INTERAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA

Palavra-chaves: PRÁTICA DE ENSINO, PIBID, MODALIDADE DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) Ciências Biológicas
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

As aulas de laboratório são insubstituíveis no ensino de Ciências e Biologia, pois permite que os estudantes tenham contato com reações químicas, manipulação de materiais e equipamentos, para observação de células, tecidos e organismos. Entretanto, ela é pouco utilizada, pois a maioria dos professores não tem tempo para prepará-las e os laboratórios não possuem recursos suficientes. Esse trabalho objetivou realizar aulas práticas com estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (EEEFMJLN), munícipio de Barra de Santa Rosa, PB. Estas foram realizadas em 13 turmas do Ensino Médio, sendo seis turmas de 1º ano, quatro de 2º ano e três de 3º ano, nos meses de Outubro a Dezembro de 2016. As temáticas ministradas nas práticas foram diferenciadas nas séries, sendo no 1º ano, visualização das células da mucosa bucal; 2º ano, visualização da célula vegetal e 3º ano, tipagem sanguínea. Após as aulas práticas, aplicou-se um questionário com 24 alunos. No decorrer das práticas houve uma ampla participação e interação por parte dos estudantes, que sempre se interessavam e mostravam muito entusiasmo. Para 100% dos estudantes as práticas melhoram o entendimento do conteúdo da disciplina Biologia, 96% afirmaram que as práticas os incentivaram a estudar, 100% dos estudantes afirmaram que as práticas deviam ser realizadas com mais frequência e 8% deles afirmaram que a aula prática foi regular, 33% boa e 59% ótima. Dessa forma, a utilização dessa modalidade didática contribuiu para o ensino-aprendizagem e são uma excelente alternativa às tradicionais aulas expositivas.

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