A formação docente é um processo amplo, que envolve a aprendizagem de conteúdos específicos e pedagógicos, que lhes habilite a exercer a profissão com as competências necessárias para lidar com as mudanças gerais que estão acontecendo em nossa sociedade. Diante deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o entendimento dos discentes do curso de Licenciatura de Química do Centro Acadêmico do Agreste/UFPE sobre o uso da experimentação como ferramenta pedagógica; bem como identificar a importância da experimentação para a formação do professor de Química. Os dados para este trabalho foram coletados através da aplicação de um questionário, com alunos de diversas turmas, perfazendo uma amostra de 50 indivíduos. Durante a análise dos resultados, observou-se que 43,75% dos entrevistados entende a experimentação como uma forma de investigação dos conteúdos teóricos através de práticas. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os conteúdos podem ser testados em laboratório, o que não inviabiliza o seu entendimento quando não há experimentos. Dentre os entrevistados, 93,75% entendem a experimentação como uma ferramenta útil ao processo de ensino-aprendizagem, embora não deva ser a única utilizada. Segundo 100% dos entrevistados, a experimentação é importante, pois favorece a aprendizagem do aluno (56,25%); como também desenvolve o espírito científico do docente (43,75%). Estes resultados permitem inferir que a experimentação é de fato importante para a formação do docente e do aluno, desde que seja contextualizada com a realidade dos envolvidos, de modo a motivar a participação de todos os envolvidos neste processo de ensino-aprendizagem.