Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

IDENTIFICAÇÃO DE ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO DE ENERGIA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: TEORIA DO PERFIL CONCEITUAL, CONCEITO DE ENERGIA, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Este trabalho objetivou identificar as zonas do perfil conceitual para o conceito de energia que emergem no discurso de estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental. A teoria do perfil conceitual surgiu na perspectiva da filosofia de Bachelard (1984), mais tarde se afasta das ideias bachelardianas e se aproxima das ideias de Vigotsky (1931, 1981). Dessa ótica, conceitos são entidades ou estruturas linguísticas externas à mente dos sujeitos, que não se tornam estruturas inteiramente internalizadas. As bases para a abordagem dos conceitos na teoria dos perfis conceituais enunciam que as funções mentais primeiro aparecem no plano social, como categorias interpsicológicas, e posteriormente no plano mental, como categorias intrapsicológicas, se desenvolvendo pela internalização de ferramentas culturais tornadas disponíveis pelas interações sociais. Para a obtenção dos dados foi perguntado aos estudantes "Para você o que é energia?" sendo utilizado as zonas do perfil conceitual para o conceito de energia de Rodrigues e Mattos. Evidenciou-se que na turmas do 9º ano as zonas que mais emergiram foram EC e EEs, já na turma do 5º ano as zonas que mais emergiram foram EE e EPA. Ao consultar alguns estudantes desses periodo de tansição do 5º e 9° ano do ensino fundamental, percebemos que filmes e séries de televisão sobre ficção científica e terror têm forte influência na vida desses estudantes, levando-nos a acreditar que essas novas situações ajudam a emergir nesses estudantes zonas de EEs do conceito de energia.

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