Na realidade de sala de aula observa-se a carência de aulas práticas no ensino de ciências, o que acaba implicando um certo desinteresse dos alunos pela aula, então se fazem necessário a implantação de aulas práticas visando um melhor resultado no processo de ensino, pois a educação não é um processo mecânico, mas que é construído pelo aluno com auxílio do professor ao longo do tempo. Com base nisso o trabalho tem como objetivo verificar como as aulas práticas nas aulas de ciências contribuem para a melhoria no processo do ensino. Para isso foram realizadas práticas em turmas duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, na escola profª Edda de Sousa Gonsalves, foram levados para sala de aulas experimentos relacionados ao assunto trabalhado pela professora de ciências, onde os estudantes resolveram questões que foram apresentados a eles a partir da prática, os alunos apresentaram maior interesse pelas práticas de ciências, colaborando assim para uma aprendizagem significativa, com isso observou-se que as turmas que participaram das aulas práticas apresentaram maior interesse pelas aulas, maior participação nas aulas e maior desempenho nas realizações das atividades escolares.