Exploramos e abordamos em nosso projeto de pesquisa anterior PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2014/15 a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da Educação Matemática a partir da exploração de jogos digitais. Neste artigo, apresentamos e discutimos nosso projeto atual de pesquisa recém-finalizado PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2015/16, no qual desenvolvemos o Jogo Digital Coleta Matemática referente ao conteúdo matemático contagem, apontando possibilidades de uso desse recurso digital como recurso didático. O que mais nos estimulou a realizar este projeto de pesquisa foi o fato de muitas escolas possuírem Laboratórios de Informática que, por muitas vezes, não são utilizados por professores e alunos, principalmente no que se refere ao uso das ferramentas digitais como recurso didático para o ensino de conteúdos específicos curriculares. Dessa forma, por meio da utilização do aplicativo Construct2, elaboramos um jogo digital sobre contagem, nomeado Coleta Matemática, para educação matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Apresentamos o jogo digital Coleta Matemática a quatro alunos das Escolas 1 e 2, assim como ao professores de Matemática e ao de Informática das referidas Escolas. Questionários foram aplicados aos alunos e aos professores. Observação participante, notas de campo e fotografias foram utilizados. O jogo digital Coleta Matemática foi extremamente bem recebido pelos alunos de ambas as Escolas, nos relatando o quanto foi bom a eles brincar de pegar números, respeitando o princípio da contagem. Os professores de Matemática e de Informática das referidas Escolas elogiaram o jogo digital desenvolvido, reforçando a importância de termos na educação matemática jogos interessantes como este para o aprendizado e melhor compreensão dos alunos.