Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA ABORDAGEM SOBRE FUNÇÕES DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU: ALÉM DO QUADRO BRANCO

Palavra-chaves: PIBID, FUNÇÃO, OFICINA Relato de Experiência (RE) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26520
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 719
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM SOBRE FUNÇÕES DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU: ALÉM DO QUADRO BRANCO"
    "resumo" => "O presente relato tem por objetivo socializar uma experiência vivenciada no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, localizada no bairro Apipucos, na cidade de Recife, durante o primeiro semestre de 2016. O presente trabalho nasceu de uma preocupação crescente dos professores em relação ao ENEM e também dos próprios alunos com a sua capacidade de resolução das questões. Com um auxílio dos professores e uma diagnose realizada com a turma durante uma aula de exercícios, ficou nítido que os alunos apresentavam uma lacuna no aprendizado de funções do primeiro e segundo grau, com essa constatação feita ainda havia um grande dilema que seria achar alternativas que fugissem do tradicional quadro branco já que a maioria dos alunos não estavam tendo um desenvolvimento satisfatório com essa ferramenta. Depois de analisar a melhor alternativa para solucionar esse problema foi recorrido a utilização dos jogos didáticos, mais precisamente a atividade “Família das Funções” que encontra-se presente no livro “Cadernos do Mathema - Ensino Médio - Jogos de Matemática, Smole,Kátia Stocco”, a escolha pela mesma deu-se ao grande apelo participativo que os alunos precisariam tomar na realização da atividade já que eles seriam estimulados a participar de todo processo de construção do jogo, dessa forma desenvolvendo não apenas o conhecimento matemáticos como aumentando a interação e a cumplicidade entre os alunos. Um outro lado dessa experiência é mostrar que apesar do resultado da atividade ela deve ser tomada como uma ferramenta a ser trabalhada em união com o quadro branco, dessa maneira acabamos otimizando as qualidades dos dois métodos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "PIBID, FUNÇÃO, OFICINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID719_17112016183229.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTTO BRASILINO SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRASILINO"
    "autor_email" => "brasilino.math@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26520
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 719
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM SOBRE FUNÇÕES DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU: ALÉM DO QUADRO BRANCO"
    "resumo" => "O presente relato tem por objetivo socializar uma experiência vivenciada no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, localizada no bairro Apipucos, na cidade de Recife, durante o primeiro semestre de 2016. O presente trabalho nasceu de uma preocupação crescente dos professores em relação ao ENEM e também dos próprios alunos com a sua capacidade de resolução das questões. Com um auxílio dos professores e uma diagnose realizada com a turma durante uma aula de exercícios, ficou nítido que os alunos apresentavam uma lacuna no aprendizado de funções do primeiro e segundo grau, com essa constatação feita ainda havia um grande dilema que seria achar alternativas que fugissem do tradicional quadro branco já que a maioria dos alunos não estavam tendo um desenvolvimento satisfatório com essa ferramenta. Depois de analisar a melhor alternativa para solucionar esse problema foi recorrido a utilização dos jogos didáticos, mais precisamente a atividade “Família das Funções” que encontra-se presente no livro “Cadernos do Mathema - Ensino Médio - Jogos de Matemática, Smole,Kátia Stocco”, a escolha pela mesma deu-se ao grande apelo participativo que os alunos precisariam tomar na realização da atividade já que eles seriam estimulados a participar de todo processo de construção do jogo, dessa forma desenvolvendo não apenas o conhecimento matemáticos como aumentando a interação e a cumplicidade entre os alunos. Um outro lado dessa experiência é mostrar que apesar do resultado da atividade ela deve ser tomada como uma ferramenta a ser trabalhada em união com o quadro branco, dessa maneira acabamos otimizando as qualidades dos dois métodos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "PIBID, FUNÇÃO, OFICINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID719_17112016183229.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTTO BRASILINO SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRASILINO"
    "autor_email" => "brasilino.math@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente relato tem por objetivo socializar uma experiência vivenciada no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, localizada no bairro Apipucos, na cidade de Recife, durante o primeiro semestre de 2016. O presente trabalho nasceu de uma preocupação crescente dos professores em relação ao ENEM e também dos próprios alunos com a sua capacidade de resolução das questões. Com um auxílio dos professores e uma diagnose realizada com a turma durante uma aula de exercícios, ficou nítido que os alunos apresentavam uma lacuna no aprendizado de funções do primeiro e segundo grau, com essa constatação feita ainda havia um grande dilema que seria achar alternativas que fugissem do tradicional quadro branco já que a maioria dos alunos não estavam tendo um desenvolvimento satisfatório com essa ferramenta. Depois de analisar a melhor alternativa para solucionar esse problema foi recorrido a utilização dos jogos didáticos, mais precisamente a atividade “Família das Funções” que encontra-se presente no livro “Cadernos do Mathema - Ensino Médio - Jogos de Matemática, Smole,Kátia Stocco”, a escolha pela mesma deu-se ao grande apelo participativo que os alunos precisariam tomar na realização da atividade já que eles seriam estimulados a participar de todo processo de construção do jogo, dessa forma desenvolvendo não apenas o conhecimento matemáticos como aumentando a interação e a cumplicidade entre os alunos. Um outro lado dessa experiência é mostrar que apesar do resultado da atividade ela deve ser tomada como uma ferramenta a ser trabalhada em união com o quadro branco, dessa maneira acabamos otimizando as qualidades dos dois métodos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.