UMA ABORDAGEM SOBRE FUNÇÕES DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU: ALÉM DO QUADRO BRANCO
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26520 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 719 "titulo" => "UMA ABORDAGEM SOBRE FUNÇÕES DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU: ALÉM DO QUADRO BRANCO" "resumo" => "O presente relato tem por objetivo socializar uma experiência vivenciada no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, localizada no bairro Apipucos, na cidade de Recife, durante o primeiro semestre de 2016. O presente trabalho nasceu de uma preocupação crescente dos professores em relação ao ENEM e também dos próprios alunos com a sua capacidade de resolução das questões. Com um auxílio dos professores e uma diagnose realizada com a turma durante uma aula de exercícios, ficou nítido que os alunos apresentavam uma lacuna no aprendizado de funções do primeiro e segundo grau, com essa constatação feita ainda havia um grande dilema que seria achar alternativas que fugissem do tradicional quadro branco já que a maioria dos alunos não estavam tendo um desenvolvimento satisfatório com essa ferramenta. Depois de analisar a melhor alternativa para solucionar esse problema foi recorrido a utilização dos jogos didáticos, mais precisamente a atividade “Família das Funções” que encontra-se presente no livro “Cadernos do Mathema - Ensino Médio - Jogos de Matemática, Smole,Kátia Stocco”, a escolha pela mesma deu-se ao grande apelo participativo que os alunos precisariam tomar na realização da atividade já que eles seriam estimulados a participar de todo processo de construção do jogo, dessa forma desenvolvendo não apenas o conhecimento matemáticos como aumentando a interação e a cumplicidade entre os alunos. Um outro lado dessa experiência é mostrar que apesar do resultado da atividade ela deve ser tomada como uma ferramenta a ser trabalhada em união com o quadro branco, dessa maneira acabamos otimizando as qualidades dos dois métodos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "PIBID, FUNÇÃO, OFICINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID719_17112016183229.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTTO BRASILINO SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRASILINO" "autor_email" => "brasilino.math@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26520 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 719 "titulo" => "UMA ABORDAGEM SOBRE FUNÇÕES DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU: ALÉM DO QUADRO BRANCO" "resumo" => "O presente relato tem por objetivo socializar uma experiência vivenciada no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, localizada no bairro Apipucos, na cidade de Recife, durante o primeiro semestre de 2016. O presente trabalho nasceu de uma preocupação crescente dos professores em relação ao ENEM e também dos próprios alunos com a sua capacidade de resolução das questões. Com um auxílio dos professores e uma diagnose realizada com a turma durante uma aula de exercícios, ficou nítido que os alunos apresentavam uma lacuna no aprendizado de funções do primeiro e segundo grau, com essa constatação feita ainda havia um grande dilema que seria achar alternativas que fugissem do tradicional quadro branco já que a maioria dos alunos não estavam tendo um desenvolvimento satisfatório com essa ferramenta. Depois de analisar a melhor alternativa para solucionar esse problema foi recorrido a utilização dos jogos didáticos, mais precisamente a atividade “Família das Funções” que encontra-se presente no livro “Cadernos do Mathema - Ensino Médio - Jogos de Matemática, Smole,Kátia Stocco”, a escolha pela mesma deu-se ao grande apelo participativo que os alunos precisariam tomar na realização da atividade já que eles seriam estimulados a participar de todo processo de construção do jogo, dessa forma desenvolvendo não apenas o conhecimento matemáticos como aumentando a interação e a cumplicidade entre os alunos. Um outro lado dessa experiência é mostrar que apesar do resultado da atividade ela deve ser tomada como uma ferramenta a ser trabalhada em união com o quadro branco, dessa maneira acabamos otimizando as qualidades dos dois métodos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "PIBID, FUNÇÃO, OFICINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID719_17112016183229.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTTO BRASILINO SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRASILINO" "autor_email" => "brasilino.math@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }