O presente relato tem por objetivo socializar uma experiência vivenciada no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, localizada no bairro Apipucos, na cidade de Recife, durante o primeiro semestre de 2016. O presente trabalho nasceu de uma preocupação crescente dos professores em relação ao ENEM e também dos próprios alunos com a sua capacidade de resolução das questões. Com um auxílio dos professores e uma diagnose realizada com a turma durante uma aula de exercícios, ficou nítido que os alunos apresentavam uma lacuna no aprendizado de funções do primeiro e segundo grau, com essa constatação feita ainda havia um grande dilema que seria achar alternativas que fugissem do tradicional quadro branco já que a maioria dos alunos não estavam tendo um desenvolvimento satisfatório com essa ferramenta. Depois de analisar a melhor alternativa para solucionar esse problema foi recorrido a utilização dos jogos didáticos, mais precisamente a atividade “Família das Funções” que encontra-se presente no livro “Cadernos do Mathema - Ensino Médio - Jogos de Matemática, Smole,Kátia Stocco”, a escolha pela mesma deu-se ao grande apelo participativo que os alunos precisariam tomar na realização da atividade já que eles seriam estimulados a participar de todo processo de construção do jogo, dessa forma desenvolvendo não apenas o conhecimento matemáticos como aumentando a interação e a cumplicidade entre os alunos. Um outro lado dessa experiência é mostrar que apesar do resultado da atividade ela deve ser tomada como uma ferramenta a ser trabalhada em união com o quadro branco, dessa maneira acabamos otimizando as qualidades dos dois métodos.