Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO UTILIZANDO OS OSSOS DE NAPIER COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: ARITMÉTICA, OSSOS DE NAPIER, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26468
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 96
    "inscrito_id" => 249
    "titulo" => "O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO UTILIZANDO OS OSSOS DE NAPIER COMO RECURSO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "A necessidade de quantifica e fazer contas existe desde a antiguidade e ao longo dos anos vem se aprimorando, principalmente por causa das calculadoras e do computador. O ramo da Matemática que lida com os números e suas operações é a Aritmética. No que se refere ao seu ensino, percebemos que em sua maioria é feito exclusivamente por meio do livro didático, e quando se opta por outros recursos pedagógicos, estes são quase sempre: o ábaco e o material dourado. Embora, esses instrumentos sejam alternativas interessantes de ensino, principalmente por que oportuniza o aprendizado dos conhecimentos aritméticos através do lúdico, seu grau de eficiência diminui quando o intuito é trabalhar as operações de multiplicação e divisão. Diante desta constatação, a nossa proposta com essa pesquisa é apresentar mais uma ferramenta para o ensino das operações aritméticas chamada de Ossos ou Barras de Napier, este utensílio foi criado por John Napier, o criador dos logaritmos, no fim do século XVII. Assim como o ábaco, os Ossos de Napier foi bastante utilizado por mercadores, pois facilitava os cálculos de números muito grandes envolvendo multiplicação, divisão e até extração de raiz quadrada. Portanto, diferente dos outros instrumentos tradicionalmente utilizados, este apresenta bastante eficiência no ensino da multiplicação e divisão, tanto é que a proposta é trabalhar exatamente essas duas operações. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo; abordar os Ossos de Napier como ferramenta pedagógica, no ensino das operações de multiplicação e divisão. Para alcançar o desejado, o trabalho foi idealizado da seguinte forma; iniciamos explanando um pouco da história de John Napier, em seguida explicamos detalhadamente como foram criadas as barras, e de que forma são dispostos os números inscritos nelas. Paralelamente a explicação, temos como pode se construir suas próprias barras e de que tipo de materiais utilizarão para sua produção, passamos a resolução de atividades envolvendo as operações de multiplicação e divisão, se utilizando das barras e obtendo os resultados de forma rápida e prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ARITMÉTICA, OSSOS DE NAPIER, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID249_28102016185344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENALDO DE CASTRO LEITÃO"
    "autor_nome_curto" => "LENALDO"
    "autor_email" => "castrolenaldo4@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26468
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 96
    "inscrito_id" => 249
    "titulo" => "O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO UTILIZANDO OS OSSOS DE NAPIER COMO RECURSO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "A necessidade de quantifica e fazer contas existe desde a antiguidade e ao longo dos anos vem se aprimorando, principalmente por causa das calculadoras e do computador. O ramo da Matemática que lida com os números e suas operações é a Aritmética. No que se refere ao seu ensino, percebemos que em sua maioria é feito exclusivamente por meio do livro didático, e quando se opta por outros recursos pedagógicos, estes são quase sempre: o ábaco e o material dourado. Embora, esses instrumentos sejam alternativas interessantes de ensino, principalmente por que oportuniza o aprendizado dos conhecimentos aritméticos através do lúdico, seu grau de eficiência diminui quando o intuito é trabalhar as operações de multiplicação e divisão. Diante desta constatação, a nossa proposta com essa pesquisa é apresentar mais uma ferramenta para o ensino das operações aritméticas chamada de Ossos ou Barras de Napier, este utensílio foi criado por John Napier, o criador dos logaritmos, no fim do século XVII. Assim como o ábaco, os Ossos de Napier foi bastante utilizado por mercadores, pois facilitava os cálculos de números muito grandes envolvendo multiplicação, divisão e até extração de raiz quadrada. Portanto, diferente dos outros instrumentos tradicionalmente utilizados, este apresenta bastante eficiência no ensino da multiplicação e divisão, tanto é que a proposta é trabalhar exatamente essas duas operações. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo; abordar os Ossos de Napier como ferramenta pedagógica, no ensino das operações de multiplicação e divisão. Para alcançar o desejado, o trabalho foi idealizado da seguinte forma; iniciamos explanando um pouco da história de John Napier, em seguida explicamos detalhadamente como foram criadas as barras, e de que forma são dispostos os números inscritos nelas. Paralelamente a explicação, temos como pode se construir suas próprias barras e de que tipo de materiais utilizarão para sua produção, passamos a resolução de atividades envolvendo as operações de multiplicação e divisão, se utilizando das barras e obtendo os resultados de forma rápida e prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ARITMÉTICA, OSSOS DE NAPIER, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID249_28102016185344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENALDO DE CASTRO LEITÃO"
    "autor_nome_curto" => "LENALDO"
    "autor_email" => "castrolenaldo4@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

A necessidade de quantifica e fazer contas existe desde a antiguidade e ao longo dos anos vem se aprimorando, principalmente por causa das calculadoras e do computador. O ramo da Matemática que lida com os números e suas operações é a Aritmética. No que se refere ao seu ensino, percebemos que em sua maioria é feito exclusivamente por meio do livro didático, e quando se opta por outros recursos pedagógicos, estes são quase sempre: o ábaco e o material dourado. Embora, esses instrumentos sejam alternativas interessantes de ensino, principalmente por que oportuniza o aprendizado dos conhecimentos aritméticos através do lúdico, seu grau de eficiência diminui quando o intuito é trabalhar as operações de multiplicação e divisão. Diante desta constatação, a nossa proposta com essa pesquisa é apresentar mais uma ferramenta para o ensino das operações aritméticas chamada de Ossos ou Barras de Napier, este utensílio foi criado por John Napier, o criador dos logaritmos, no fim do século XVII. Assim como o ábaco, os Ossos de Napier foi bastante utilizado por mercadores, pois facilitava os cálculos de números muito grandes envolvendo multiplicação, divisão e até extração de raiz quadrada. Portanto, diferente dos outros instrumentos tradicionalmente utilizados, este apresenta bastante eficiência no ensino da multiplicação e divisão, tanto é que a proposta é trabalhar exatamente essas duas operações. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo; abordar os Ossos de Napier como ferramenta pedagógica, no ensino das operações de multiplicação e divisão. Para alcançar o desejado, o trabalho foi idealizado da seguinte forma; iniciamos explanando um pouco da história de John Napier, em seguida explicamos detalhadamente como foram criadas as barras, e de que forma são dispostos os números inscritos nelas. Paralelamente a explicação, temos como pode se construir suas próprias barras e de que tipo de materiais utilizarão para sua produção, passamos a resolução de atividades envolvendo as operações de multiplicação e divisão, se utilizando das barras e obtendo os resultados de forma rápida e prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.