A necessidade de quantifica e fazer contas existe desde a antiguidade e ao longo dos anos vem se aprimorando, principalmente por causa das calculadoras e do computador. O ramo da Matemática que lida com os números e suas operações é a Aritmética. No que se refere ao seu ensino, percebemos que em sua maioria é feito exclusivamente por meio do livro didático, e quando se opta por outros recursos pedagógicos, estes são quase sempre: o ábaco e o material dourado. Embora, esses instrumentos sejam alternativas interessantes de ensino, principalmente por que oportuniza o aprendizado dos conhecimentos aritméticos através do lúdico, seu grau de eficiência diminui quando o intuito é trabalhar as operações de multiplicação e divisão. Diante desta constatação, a nossa proposta com essa pesquisa é apresentar mais uma ferramenta para o ensino das operações aritméticas chamada de Ossos ou Barras de Napier, este utensílio foi criado por John Napier, o criador dos logaritmos, no fim do século XVII. Assim como o ábaco, os Ossos de Napier foi bastante utilizado por mercadores, pois facilitava os cálculos de números muito grandes envolvendo multiplicação, divisão e até extração de raiz quadrada. Portanto, diferente dos outros instrumentos tradicionalmente utilizados, este apresenta bastante eficiência no ensino da multiplicação e divisão, tanto é que a proposta é trabalhar exatamente essas duas operações. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo; abordar os Ossos de Napier como ferramenta pedagógica, no ensino das operações de multiplicação e divisão. Para alcançar o desejado, o trabalho foi idealizado da seguinte forma; iniciamos explanando um pouco da história de John Napier, em seguida explicamos detalhadamente como foram criadas as barras, e de que forma são dispostos os números inscritos nelas. Paralelamente a explicação, temos como pode se construir suas próprias barras e de que tipo de materiais utilizarão para sua produção, passamos a resolução de atividades envolvendo as operações de multiplicação e divisão, se utilizando das barras e obtendo os resultados de forma rápida e prática.