O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO UTILIZANDO OS OSSOS DE NAPIER COMO RECURSO PEDAGÓGICO
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26468 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 249 "titulo" => "O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO UTILIZANDO OS OSSOS DE NAPIER COMO RECURSO PEDAGÓGICO" "resumo" => "A necessidade de quantifica e fazer contas existe desde a antiguidade e ao longo dos anos vem se aprimorando, principalmente por causa das calculadoras e do computador. O ramo da Matemática que lida com os números e suas operações é a Aritmética. No que se refere ao seu ensino, percebemos que em sua maioria é feito exclusivamente por meio do livro didático, e quando se opta por outros recursos pedagógicos, estes são quase sempre: o ábaco e o material dourado. Embora, esses instrumentos sejam alternativas interessantes de ensino, principalmente por que oportuniza o aprendizado dos conhecimentos aritméticos através do lúdico, seu grau de eficiência diminui quando o intuito é trabalhar as operações de multiplicação e divisão. Diante desta constatação, a nossa proposta com essa pesquisa é apresentar mais uma ferramenta para o ensino das operações aritméticas chamada de Ossos ou Barras de Napier, este utensílio foi criado por John Napier, o criador dos logaritmos, no fim do século XVII. Assim como o ábaco, os Ossos de Napier foi bastante utilizado por mercadores, pois facilitava os cálculos de números muito grandes envolvendo multiplicação, divisão e até extração de raiz quadrada. Portanto, diferente dos outros instrumentos tradicionalmente utilizados, este apresenta bastante eficiência no ensino da multiplicação e divisão, tanto é que a proposta é trabalhar exatamente essas duas operações. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo; abordar os Ossos de Napier como ferramenta pedagógica, no ensino das operações de multiplicação e divisão. Para alcançar o desejado, o trabalho foi idealizado da seguinte forma; iniciamos explanando um pouco da história de John Napier, em seguida explicamos detalhadamente como foram criadas as barras, e de que forma são dispostos os números inscritos nelas. Paralelamente a explicação, temos como pode se construir suas próprias barras e de que tipo de materiais utilizarão para sua produção, passamos a resolução de atividades envolvendo as operações de multiplicação e divisão, se utilizando das barras e obtendo os resultados de forma rápida e prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "ARITMÉTICA, OSSOS DE NAPIER, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID249_28102016185344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENALDO DE CASTRO LEITÃO" "autor_nome_curto" => "LENALDO" "autor_email" => "castrolenaldo4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26468 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 249 "titulo" => "O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO UTILIZANDO OS OSSOS DE NAPIER COMO RECURSO PEDAGÓGICO" "resumo" => "A necessidade de quantifica e fazer contas existe desde a antiguidade e ao longo dos anos vem se aprimorando, principalmente por causa das calculadoras e do computador. O ramo da Matemática que lida com os números e suas operações é a Aritmética. No que se refere ao seu ensino, percebemos que em sua maioria é feito exclusivamente por meio do livro didático, e quando se opta por outros recursos pedagógicos, estes são quase sempre: o ábaco e o material dourado. Embora, esses instrumentos sejam alternativas interessantes de ensino, principalmente por que oportuniza o aprendizado dos conhecimentos aritméticos através do lúdico, seu grau de eficiência diminui quando o intuito é trabalhar as operações de multiplicação e divisão. Diante desta constatação, a nossa proposta com essa pesquisa é apresentar mais uma ferramenta para o ensino das operações aritméticas chamada de Ossos ou Barras de Napier, este utensílio foi criado por John Napier, o criador dos logaritmos, no fim do século XVII. Assim como o ábaco, os Ossos de Napier foi bastante utilizado por mercadores, pois facilitava os cálculos de números muito grandes envolvendo multiplicação, divisão e até extração de raiz quadrada. Portanto, diferente dos outros instrumentos tradicionalmente utilizados, este apresenta bastante eficiência no ensino da multiplicação e divisão, tanto é que a proposta é trabalhar exatamente essas duas operações. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo; abordar os Ossos de Napier como ferramenta pedagógica, no ensino das operações de multiplicação e divisão. Para alcançar o desejado, o trabalho foi idealizado da seguinte forma; iniciamos explanando um pouco da história de John Napier, em seguida explicamos detalhadamente como foram criadas as barras, e de que forma são dispostos os números inscritos nelas. Paralelamente a explicação, temos como pode se construir suas próprias barras e de que tipo de materiais utilizarão para sua produção, passamos a resolução de atividades envolvendo as operações de multiplicação e divisão, se utilizando das barras e obtendo os resultados de forma rápida e prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "ARITMÉTICA, OSSOS DE NAPIER, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID249_28102016185344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENALDO DE CASTRO LEITÃO" "autor_nome_curto" => "LENALDO" "autor_email" => "castrolenaldo4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }