A Resolução de Problemas pode ser compreendida como uma alternativa capaz de minimizar os desafios no ensino da Álgebra a partir de uma perspectiva ampla que contemple concepções e definições a respeito do tema, como também, a partir de um levantamento de dados capaz de analisar as implicações da utilização de uma metodologia, que utilize o problema como ponto de partida, no ensino da mesma. Nesse sentido, o presente trabalho tem o intuito de relatar os resultados parciais de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Matemática, cuja pesquisa teve como objetivo geral introduzir os conceitos iniciais de Álgebra nos anos finais através da Resolução de Problemas, promovendo o desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno e contribuindo para um ensino-aprendizagem significativo. Desse modo, o interesse pela pesquisa surgiu a partir de levantamento bibliográfico, para elaboração do TCC e, a vivência durante o período do mesmo. Optou-se por este público-alvo, por considerar que se os conceitos forem bem construídos no momento em que o aluno tem o primeiro contato com o conteúdo, diversas dificuldades, que geralmente aparecem nos anos subsequentes, são evitadas. Este relato traz um breve referencial teórico, apresentando aspectos relevantes relacionados ao tema, em seguida, descreve os aspectos metodológicos, quanto ao tipo de pesquisa e abordagem, por fim, descreve a discussão dos resultados quanto à utilização da metodologia através da Resolução de Problemas. Destaca-se a importância quanto ao modo que os conceitos inicias de Álgebra têm sido construídos e a necessidade em promover reflexões nos professores sobre a metodologia de ensino através da Resolução de Problemas para alcançar resultados relevantes em suas salas de aula.