Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS: AVALIANDO A LEITURA E A ESCRITA NOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA

Palavra-chaves: GEOMETRIA ANALÍTICA, INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET-01: Avaliação em Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26431
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 199
    "inscrito_id" => 715
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS: AVALIANDO A LEITURA E A ESCRITA NOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como tema "Estratégias didático-metodológicas: Avaliando a Leitura e a Escrita nos Conceitos Básicos da Geometria Analítica", realizado com alunos do 3º Ano de uma Escola Pública da rede Estadual de Ensino Médio da Paraíba e tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino da Matemática ao analisar as estratégias didático-metodológicas abordadas nos conceitos básicos da Geometria Analítica ao aperfeiçoar o ato da leitura e da escrita. A metodologia utilizada em sala de aula no primeiro momento consistiu na realização de uma atividade a ser trabalhada em sala. As informações sobre o processo de ensino e aprendizagem foram colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados, na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, da escrita, da interpretação e do raciocínio, relacionados aos conceitos básicos da geometria analítica. Nesta busca por novos métodos de ensino, a contextualização nas questões apresentadas durante nossa pesquisa possibilitou a exposição do conteúdo abordado e o aprendizado dos alunos no decorrer da realização da atividade. A apresentação das questões contextualizadas também foi muito importante para a atividade que foi realizada individualmente. As informações foram sendo colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, escrita, interpretação e do raciocínio relacionados a conceitos matemáticos, como estratégia de ensino e aprendizagem no 3º Ano do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA ANALÍTICA, INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA1_ID715_30102016221805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DE MEDEIROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA "
    "autor_email" => "patricia.matematica.ufcg@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26431
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 199
    "inscrito_id" => 715
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS: AVALIANDO A LEITURA E A ESCRITA NOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como tema "Estratégias didático-metodológicas: Avaliando a Leitura e a Escrita nos Conceitos Básicos da Geometria Analítica", realizado com alunos do 3º Ano de uma Escola Pública da rede Estadual de Ensino Médio da Paraíba e tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino da Matemática ao analisar as estratégias didático-metodológicas abordadas nos conceitos básicos da Geometria Analítica ao aperfeiçoar o ato da leitura e da escrita. A metodologia utilizada em sala de aula no primeiro momento consistiu na realização de uma atividade a ser trabalhada em sala. As informações sobre o processo de ensino e aprendizagem foram colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados, na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, da escrita, da interpretação e do raciocínio, relacionados aos conceitos básicos da geometria analítica. Nesta busca por novos métodos de ensino, a contextualização nas questões apresentadas durante nossa pesquisa possibilitou a exposição do conteúdo abordado e o aprendizado dos alunos no decorrer da realização da atividade. A apresentação das questões contextualizadas também foi muito importante para a atividade que foi realizada individualmente. As informações foram sendo colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, escrita, interpretação e do raciocínio relacionados a conceitos matemáticos, como estratégia de ensino e aprendizagem no 3º Ano do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA ANALÍTICA, INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA1_ID715_30102016221805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DE MEDEIROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA "
    "autor_email" => "patricia.matematica.ufcg@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como tema "Estratégias didático-metodológicas: Avaliando a Leitura e a Escrita nos Conceitos Básicos da Geometria Analítica", realizado com alunos do 3º Ano de uma Escola Pública da rede Estadual de Ensino Médio da Paraíba e tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino da Matemática ao analisar as estratégias didático-metodológicas abordadas nos conceitos básicos da Geometria Analítica ao aperfeiçoar o ato da leitura e da escrita. A metodologia utilizada em sala de aula no primeiro momento consistiu na realização de uma atividade a ser trabalhada em sala. As informações sobre o processo de ensino e aprendizagem foram colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados, na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, da escrita, da interpretação e do raciocínio, relacionados aos conceitos básicos da geometria analítica. Nesta busca por novos métodos de ensino, a contextualização nas questões apresentadas durante nossa pesquisa possibilitou a exposição do conteúdo abordado e o aprendizado dos alunos no decorrer da realização da atividade. A apresentação das questões contextualizadas também foi muito importante para a atividade que foi realizada individualmente. As informações foram sendo colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, escrita, interpretação e do raciocínio relacionados a conceitos matemáticos, como estratégia de ensino e aprendizagem no 3º Ano do Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.