ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS: AVALIANDO A LEITURA E A ESCRITA NOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26431 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 199 "inscrito_id" => 715 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS: AVALIANDO A LEITURA E A ESCRITA NOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA" "resumo" => "O presente artigo tem como tema "Estratégias didático-metodológicas: Avaliando a Leitura e a Escrita nos Conceitos Básicos da Geometria Analítica", realizado com alunos do 3º Ano de uma Escola Pública da rede Estadual de Ensino Médio da Paraíba e tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino da Matemática ao analisar as estratégias didático-metodológicas abordadas nos conceitos básicos da Geometria Analítica ao aperfeiçoar o ato da leitura e da escrita. A metodologia utilizada em sala de aula no primeiro momento consistiu na realização de uma atividade a ser trabalhada em sala. As informações sobre o processo de ensino e aprendizagem foram colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados, na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, da escrita, da interpretação e do raciocínio, relacionados aos conceitos básicos da geometria analítica. Nesta busca por novos métodos de ensino, a contextualização nas questões apresentadas durante nossa pesquisa possibilitou a exposição do conteúdo abordado e o aprendizado dos alunos no decorrer da realização da atividade. A apresentação das questões contextualizadas também foi muito importante para a atividade que foi realizada individualmente. As informações foram sendo colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, escrita, interpretação e do raciocínio relacionados a conceitos matemáticos, como estratégia de ensino e aprendizagem no 3º Ano do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA ANALÍTICA, INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA1_ID715_30102016221805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DE MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA " "autor_email" => "patricia.matematica.ufcg@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26431 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 199 "inscrito_id" => 715 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS: AVALIANDO A LEITURA E A ESCRITA NOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA" "resumo" => "O presente artigo tem como tema "Estratégias didático-metodológicas: Avaliando a Leitura e a Escrita nos Conceitos Básicos da Geometria Analítica", realizado com alunos do 3º Ano de uma Escola Pública da rede Estadual de Ensino Médio da Paraíba e tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino da Matemática ao analisar as estratégias didático-metodológicas abordadas nos conceitos básicos da Geometria Analítica ao aperfeiçoar o ato da leitura e da escrita. A metodologia utilizada em sala de aula no primeiro momento consistiu na realização de uma atividade a ser trabalhada em sala. As informações sobre o processo de ensino e aprendizagem foram colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados, na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, da escrita, da interpretação e do raciocínio, relacionados aos conceitos básicos da geometria analítica. Nesta busca por novos métodos de ensino, a contextualização nas questões apresentadas durante nossa pesquisa possibilitou a exposição do conteúdo abordado e o aprendizado dos alunos no decorrer da realização da atividade. A apresentação das questões contextualizadas também foi muito importante para a atividade que foi realizada individualmente. As informações foram sendo colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, escrita, interpretação e do raciocínio relacionados a conceitos matemáticos, como estratégia de ensino e aprendizagem no 3º Ano do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA ANALÍTICA, INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA1_ID715_30102016221805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DE MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA " "autor_email" => "patricia.matematica.ufcg@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }