O presente artigo tem como tema "Estratégias didático-metodológicas: Avaliando a Leitura e a Escrita nos Conceitos Básicos da Geometria Analítica", realizado com alunos do 3º Ano de uma Escola Pública da rede Estadual de Ensino Médio da Paraíba e tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino da Matemática ao analisar as estratégias didático-metodológicas abordadas nos conceitos básicos da Geometria Analítica ao aperfeiçoar o ato da leitura e da escrita. A metodologia utilizada em sala de aula no primeiro momento consistiu na realização de uma atividade a ser trabalhada em sala. As informações sobre o processo de ensino e aprendizagem foram colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados, na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, da escrita, da interpretação e do raciocínio, relacionados aos conceitos básicos da geometria analítica. Nesta busca por novos métodos de ensino, a contextualização nas questões apresentadas durante nossa pesquisa possibilitou a exposição do conteúdo abordado e o aprendizado dos alunos no decorrer da realização da atividade. A apresentação das questões contextualizadas também foi muito importante para a atividade que foi realizada individualmente. As informações foram sendo colhidas via observação, para que assim pudesse ser feita a análise dos dados na qual comparamos com as pesquisas bibliográficas, onde foi analisado o comprometimento, o desempenho dos alunos, e ao mesmo tempo, a análise dos usos da leitura, escrita, interpretação e do raciocínio relacionados a conceitos matemáticos, como estratégia de ensino e aprendizagem no 3º Ano do Ensino Médio.