O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado a partir da oficina intitulada Geometria Espacial: Construções de poliedros com canudos, aplicada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública situada no Município de São Vicente Férrer/PE. Nosso trabalho baseia-se nas ideias de Filho e Brito (2010) ao ressaltarem que a geometria tem um papel decisivo no processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois permite resolver problemas do cotidiano, interferindo fortemente na estruturação do pensamento, levando à construção do conhecimento. Nossa metodologia de abordagem qualitativa, baseada em oficina, foi desenvolvida com 26 alunos com idade entre 11 a 18 anos. Trabalhamos a oficina integrando situações concretas e significativas no tripé sentir-pensar-agir baseadas nas ideias de Paviani e Fontana (2009). Na oficina aplicada, tivemos como objetivo construir poliedros com canudos, utilizando suas propriedades, com a finalidade de mostrar aos alunos o quanto as aulas de matemática podem ser prazerosas, contribuindo para uma melhor aprendizagem. Os resultados indicaram que os alunos sentiram-se motivados com a proposta de trabalhar o conteúdo de poliedros por meio da prática destes sólidos geométricos. Foi perceptível durante a aplicabilidade da oficina que os alunos participaram, questionaram e alegaram que gostariam de aprender novos conteúdos na disciplina de matemática através deste método, eles ressaltaram que a prática vivenciada nas construções os fizeram compreender o conteúdo de forma mais significativa ao invés apenas da teoria, com livro didático, piloto e quadro negro. Além disto, com o final da aplicação da oficina, os alunos mencionaram que esta vivencia os impulsionaram a pedir aos outros docentes das variadas disciplinas para trabalhar com este método, alegando que aprenderam muito o conteúdo. Logo, enfatizamos, aqui, que os nossos objetivos foram alcançados mediante este trabalho, além disto fizemos os alunos repensar o conceito das aulas da disciplina de matemática visto que anteriormente mencionavam que eram chatas e repetitivas. Portanto, é essencial que o professor sempre esteja em constante formação para proporcionar um melhor processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de desempenhar aulas prazerosas e dinâmicas para seus alunos.