A DESCOBERTA DO VOLUME DA ESFERA UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DIDÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26377 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 175 "inscrito_id" => 459 "titulo" => "A DESCOBERTA DO VOLUME DA ESFERA UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DIDÁTICA" "resumo" => """ O ensino da matemática descontextualizado abre espaço ao desestímulo do aluno diante da matéria, pois a apresenta como sendo mero exercício mecânico e sem utilidade ou significado para o aluno. Nessa perspectiva, o uso da história da matemática revela-se como um ótimo recurso metodológico para o processo de ensino e aprendizagem, pois os problemas tratados surgem em sua maioria de necessidades reais da sociedade. Além disso, o uso da história da matemática ajuda a ilustrar o fato que a matemática não se traduz por algoritmos de resolução ou fórmulas, uma vez que torna conhecido o processo histórico e de descoberta por trás.\r\n Seguindo essa óptica, objetivamos apresentar uma proposta didática, usufruindo da história da matemática, de utilização do processo de descoberta matemática. \r\n Para isso, trazemos o método clássico de determinação do volume da esfera de Arquimedes, fato que evidencia o processo de descoberta frente ao rigor matemático. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, VOLUME DA ESFERA, ARQUIMEDES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA16_ID459_30102016200414.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SIEBRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "LUCAS SIEBRA" "autor_email" => "lucassiebra21@live.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26377 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 175 "inscrito_id" => 459 "titulo" => "A DESCOBERTA DO VOLUME DA ESFERA UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DIDÁTICA" "resumo" => """ O ensino da matemática descontextualizado abre espaço ao desestímulo do aluno diante da matéria, pois a apresenta como sendo mero exercício mecânico e sem utilidade ou significado para o aluno. Nessa perspectiva, o uso da história da matemática revela-se como um ótimo recurso metodológico para o processo de ensino e aprendizagem, pois os problemas tratados surgem em sua maioria de necessidades reais da sociedade. Além disso, o uso da história da matemática ajuda a ilustrar o fato que a matemática não se traduz por algoritmos de resolução ou fórmulas, uma vez que torna conhecido o processo histórico e de descoberta por trás.\r\n Seguindo essa óptica, objetivamos apresentar uma proposta didática, usufruindo da história da matemática, de utilização do processo de descoberta matemática. \r\n Para isso, trazemos o método clássico de determinação do volume da esfera de Arquimedes, fato que evidencia o processo de descoberta frente ao rigor matemático. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, VOLUME DA ESFERA, ARQUIMEDES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA16_ID459_30102016200414.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SIEBRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "LUCAS SIEBRA" "autor_email" => "lucassiebra21@live.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }