Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

MUNDO ENCANTADO DA POESIA

Palavra-chaves: POESIA, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, LEITURA Momento de Intervivência (MI) Momento de Intervivência
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26287
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 94
    "inscrito_id" => 478
    "titulo" => "MUNDO ENCANTADO DA POESIA"
    "resumo" => "Este projeto teve como questão inicial: Através da poesia as crianças melhoram seu nível de alfabetização e letramento? A indagação surge a partir das nossas vivências com crianças, que no atual contexto tecnológico, em sua grande maioria, mantém um contato cotidiano com equipamentos tecnológicos. Isto resulta num distanciamento entre elas, dos livros e das poesias. Compreendemos que a ludicidade e o encantamento proposto nos textos poéticos, podem favorecer o despertar pelo prazer da leitura e facilitar a alfabetização. Sendo assim, como objetivo geral, tivemos: Incentivar a leitura e a escrita por meio da poesia a fim de melhorar os níveis de alfabetização e letramento. Como  objetivos específicos: 1- despertar o prazer de ler; 2-Conhecer o gênero textual poesia: sua estrutura, elementos que a compõem, fazendo uso de recursos da linguagem poética; 3- Conhecer a vida e obra dos escritores: Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Elias José e Olavo Bilac; 4- Estimular a imaginação e ampliar o potencial criativo; 4- Incentivar a descoberta das palavras e do acesso aos livros e portadores de texto; 5- Ampliar as habilidades discursivas, orais e artísticas através de recitações de poesias. Este projeto nos oportunizou a realização de um trabalho interdisciplinar, no qual as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Ensino da Arte dialogaram durante todo o seu desenvolvimento. Por meio das atividades propostas, pudemos concluir que o trabalho com a poesia proporciona estratégias lúdicas e significativas que despertam o prazer pela leitura, o encantamento pelos livros e a melhoria nos níveis de alfabetização e letramento das crianças que se encontram no processo de alfabetização. Destacamos que a culminância do projeto se deu por meio da realização de um Sarau Poético, no qual as crianças puderam mostrar aos demais alunos da escola e aos seus familiares, o resultado de todo o processo."
    "modalidade" => "Momento de Intervivência (MI)"
    "area_tematica" => "Momento de Intervivência"
    "palavra_chave" => "POESIA, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD7_SA1_ID478_12112016155846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY CRISTINA DE MEDEIROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY CRISTINA"
    "autor_email" => "kellycristina1971@gmail.c"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26287
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 94
    "inscrito_id" => 478
    "titulo" => "MUNDO ENCANTADO DA POESIA"
    "resumo" => "Este projeto teve como questão inicial: Através da poesia as crianças melhoram seu nível de alfabetização e letramento? A indagação surge a partir das nossas vivências com crianças, que no atual contexto tecnológico, em sua grande maioria, mantém um contato cotidiano com equipamentos tecnológicos. Isto resulta num distanciamento entre elas, dos livros e das poesias. Compreendemos que a ludicidade e o encantamento proposto nos textos poéticos, podem favorecer o despertar pelo prazer da leitura e facilitar a alfabetização. Sendo assim, como objetivo geral, tivemos: Incentivar a leitura e a escrita por meio da poesia a fim de melhorar os níveis de alfabetização e letramento. Como  objetivos específicos: 1- despertar o prazer de ler; 2-Conhecer o gênero textual poesia: sua estrutura, elementos que a compõem, fazendo uso de recursos da linguagem poética; 3- Conhecer a vida e obra dos escritores: Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Elias José e Olavo Bilac; 4- Estimular a imaginação e ampliar o potencial criativo; 4- Incentivar a descoberta das palavras e do acesso aos livros e portadores de texto; 5- Ampliar as habilidades discursivas, orais e artísticas através de recitações de poesias. Este projeto nos oportunizou a realização de um trabalho interdisciplinar, no qual as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Ensino da Arte dialogaram durante todo o seu desenvolvimento. Por meio das atividades propostas, pudemos concluir que o trabalho com a poesia proporciona estratégias lúdicas e significativas que despertam o prazer pela leitura, o encantamento pelos livros e a melhoria nos níveis de alfabetização e letramento das crianças que se encontram no processo de alfabetização. Destacamos que a culminância do projeto se deu por meio da realização de um Sarau Poético, no qual as crianças puderam mostrar aos demais alunos da escola e aos seus familiares, o resultado de todo o processo."
    "modalidade" => "Momento de Intervivência (MI)"
    "area_tematica" => "Momento de Intervivência"
    "palavra_chave" => "POESIA, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD7_SA1_ID478_12112016155846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY CRISTINA DE MEDEIROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY CRISTINA"
    "autor_email" => "kellycristina1971@gmail.c"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Este projeto teve como questão inicial: Através da poesia as crianças melhoram seu nível de alfabetização e letramento? A indagação surge a partir das nossas vivências com crianças, que no atual contexto tecnológico, em sua grande maioria, mantém um contato cotidiano com equipamentos tecnológicos. Isto resulta num distanciamento entre elas, dos livros e das poesias. Compreendemos que a ludicidade e o encantamento proposto nos textos poéticos, podem favorecer o despertar pelo prazer da leitura e facilitar a alfabetização. Sendo assim, como objetivo geral, tivemos: Incentivar a leitura e a escrita por meio da poesia a fim de melhorar os níveis de alfabetização e letramento. Como objetivos específicos: 1- despertar o prazer de ler; 2-Conhecer o gênero textual poesia: sua estrutura, elementos que a compõem, fazendo uso de recursos da linguagem poética; 3- Conhecer a vida e obra dos escritores: Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Elias José e Olavo Bilac; 4- Estimular a imaginação e ampliar o potencial criativo; 4- Incentivar a descoberta das palavras e do acesso aos livros e portadores de texto; 5- Ampliar as habilidades discursivas, orais e artísticas através de recitações de poesias. Este projeto nos oportunizou a realização de um trabalho interdisciplinar, no qual as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Ensino da Arte dialogaram durante todo o seu desenvolvimento. Por meio das atividades propostas, pudemos concluir que o trabalho com a poesia proporciona estratégias lúdicas e significativas que despertam o prazer pela leitura, o encantamento pelos livros e a melhoria nos níveis de alfabetização e letramento das crianças que se encontram no processo de alfabetização. Destacamos que a culminância do projeto se deu por meio da realização de um Sarau Poético, no qual as crianças puderam mostrar aos demais alunos da escola e aos seus familiares, o resultado de todo o processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Edileuza Rodrigues da Costa

    Gostei muito!Estou precisando de um projeto de acordo com aBNCC para Bercario1 O mundo encantado da Poesia

    11/03/2021 10:08:00

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.