Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

MEDIAÇÃO DA LEITURA NA ESCOLA: O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA ENQUANTO PRÁTICA (TRANS)FORMADORA

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO DE LEITURA, LEITURA LITERÁRIA, FORMAÇÃO DE LEITORES Momento de Intervivência (MI) Momento de Intervivência
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26282
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 84
    "inscrito_id" => 640
    "titulo" => "MEDIAÇÃO DA LEITURA NA ESCOLA: O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA ENQUANTO PRÁTICA (TRANS)FORMADORA"
    "resumo" => "Discutir e desenvolver a prática de mediação de leitura na escola tem sido uma tarefa desafiadora, porém o presente trabalho traz uma experiência exitosa de ensino na educação básica que tem como foco a mediação da leitura literária na escola. Nesse sentido, objetiva-se investigar de que forma a leitura pode contribuir para a formação de alunos dos anos finais do ensino fundamental, bem como verificar como alunos egressos veem as aulas de leitura que participaram e quais as contribuições da leitura literária para o seu desenvolvimento na leitura, escrita e oralidade. A pesquisa se constitui da descrição e reflexão de uma prática de interveniência na educação básica e propõe-se a apresentar uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, haja vista que preocupa-se em interpretar e descrever os dados constituídos de uma experiência exitosa, bem como de um questionário aplicado a alunos  egressos que participaram durante quatro anos de aulas de leitura no seu ensino fundamental; adota-se como método a dedução por partir dos conceitos sobre a relevância do trabalho de leitura na escola para a reflexão dos dados que se configuram na experiência apresentada. Os resultados comprovam a eficácia da mediação de leitura desenvolvida na educação básica por conter nas respostas dos alunos, reiteradas vezes, o quanto as aulas de leitura contribuíram para sua formação cidadã. Por fim, o trabalho traz importantes contribuições sobre a prática de mediação de leitura, ao passo que pode motivar professores da rede básica e contribuir para pesquisas na área do ensino de leitura na escola."
    "modalidade" => "Momento de Intervivência (MI)"
    "area_tematica" => "Momento de Intervivência"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO DE LEITURA, LEITURA LITERÁRIA, FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD7_SA3_ID640_11112016173855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRILENE SOUZA BENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADRILENE"
    "autor_email" => "adrilene.souza2907@hotmai"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26282
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 84
    "inscrito_id" => 640
    "titulo" => "MEDIAÇÃO DA LEITURA NA ESCOLA: O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA ENQUANTO PRÁTICA (TRANS)FORMADORA"
    "resumo" => "Discutir e desenvolver a prática de mediação de leitura na escola tem sido uma tarefa desafiadora, porém o presente trabalho traz uma experiência exitosa de ensino na educação básica que tem como foco a mediação da leitura literária na escola. Nesse sentido, objetiva-se investigar de que forma a leitura pode contribuir para a formação de alunos dos anos finais do ensino fundamental, bem como verificar como alunos egressos veem as aulas de leitura que participaram e quais as contribuições da leitura literária para o seu desenvolvimento na leitura, escrita e oralidade. A pesquisa se constitui da descrição e reflexão de uma prática de interveniência na educação básica e propõe-se a apresentar uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, haja vista que preocupa-se em interpretar e descrever os dados constituídos de uma experiência exitosa, bem como de um questionário aplicado a alunos  egressos que participaram durante quatro anos de aulas de leitura no seu ensino fundamental; adota-se como método a dedução por partir dos conceitos sobre a relevância do trabalho de leitura na escola para a reflexão dos dados que se configuram na experiência apresentada. Os resultados comprovam a eficácia da mediação de leitura desenvolvida na educação básica por conter nas respostas dos alunos, reiteradas vezes, o quanto as aulas de leitura contribuíram para sua formação cidadã. Por fim, o trabalho traz importantes contribuições sobre a prática de mediação de leitura, ao passo que pode motivar professores da rede básica e contribuir para pesquisas na área do ensino de leitura na escola."
    "modalidade" => "Momento de Intervivência (MI)"
    "area_tematica" => "Momento de Intervivência"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO DE LEITURA, LEITURA LITERÁRIA, FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD7_SA3_ID640_11112016173855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRILENE SOUZA BENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADRILENE"
    "autor_email" => "adrilene.souza2907@hotmai"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Discutir e desenvolver a prática de mediação de leitura na escola tem sido uma tarefa desafiadora, porém o presente trabalho traz uma experiência exitosa de ensino na educação básica que tem como foco a mediação da leitura literária na escola. Nesse sentido, objetiva-se investigar de que forma a leitura pode contribuir para a formação de alunos dos anos finais do ensino fundamental, bem como verificar como alunos egressos veem as aulas de leitura que participaram e quais as contribuições da leitura literária para o seu desenvolvimento na leitura, escrita e oralidade. A pesquisa se constitui da descrição e reflexão de uma prática de interveniência na educação básica e propõe-se a apresentar uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, haja vista que preocupa-se em interpretar e descrever os dados constituídos de uma experiência exitosa, bem como de um questionário aplicado a alunos egressos que participaram durante quatro anos de aulas de leitura no seu ensino fundamental; adota-se como método a dedução por partir dos conceitos sobre a relevância do trabalho de leitura na escola para a reflexão dos dados que se configuram na experiência apresentada. Os resultados comprovam a eficácia da mediação de leitura desenvolvida na educação básica por conter nas respostas dos alunos, reiteradas vezes, o quanto as aulas de leitura contribuíram para sua formação cidadã. Por fim, o trabalho traz importantes contribuições sobre a prática de mediação de leitura, ao passo que pode motivar professores da rede básica e contribuir para pesquisas na área do ensino de leitura na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.