Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Palavra-chaves: ESTÁGIO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho discute acerca das práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na Educação Infantil que surgiu a partir de algumas situações observadas no período de observação e de regência do Estágio Supervisionado I, realizado na Creche Municipal Maria do Socorro Queiroz Lima, do Município de Pau dos Ferros/RN. O trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de aprendizagem na Educação Infantil atrelado a atividades de leitura e escrita, bem como contribuir de forma significativa para uma melhor prática reflexiva e pedagógica dos profissionais envolvidos nessa área de ensino. Assim, proporciona repensar a prática educativa enquanto professoras em formação, na qual, salientando a importância de garantir que as crianças vivenciem situações diversificadas de contato com a escrita, nessa faixa etária, entrelaçando com à ludicidade, e constituindo-se como atividade central do cotidiano infantil. Além disso, as discussões sobre a temática, nos possibilitaram compreender e refletir sobre a relevância de atividades pedagógicas de caráter alfabetizadora, que podem e devem ser iniciadas desde a Educação Infantil, não de maneira menos sistemática, mas com intencionalidade e planejamento, viabilizando aprendizagens sobre escrita e leitura nos primeiros anos da vida escolar dos alunos. Em síntese, os resultados mostram que na Educação Infantil é possível e necessário motivar as crianças, para que se desenvolvam de maneira integral, tendo contato com a escrita sistematizada desde cedo, de forma que possam se expressarem, e que possam também, atribuir significado para o aprendido, entendendo suas ações e produzindo conhecimentos, a partir da leitura e escrita nessa fase.

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