Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

ÉTICA E NARRATIVAS DE VIDA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE EDGAR MORIN E AS EXPERIÊNCIAS COM O FUTSAL FEMININO DE SÃO FRANCISCO DO OESTE (2000-2016)

Palavra-chaves: ÉTICA, EXPERIÊNCIA DE VIDA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26256
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 713
    "titulo" => "ÉTICA E NARRATIVAS DE VIDA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE EDGAR MORIN E AS EXPERIÊNCIAS COM O FUTSAL FEMININO DE SÃO FRANCISCO DO OESTE (2000-2016)"
    "resumo" => "Nesse artigo, partimos da compreensão que toda a transformação e religação entre os sujeitos se dá na formação/educação dos diferentes atores sociais a partir de uma experiência específica. Acreditamos que é possível alavancar discussões que cercam a dimensão da formação profissional e pessoal a partir das experiências de vida. Para tanto, lançamos mão das seguintes questões de estudo: 1. A partir das experiências de sujeitos envolvidos com a prática do futsal feminino em São Francisco do Oeste (RN), é possível identificar valores éticos? Em sendo positivo a resposta, quais são esses valores? 2. Ao identificar os saberes éticos e os saberes docentes a partir da prática do futsal, como esses saberes podem contribuir para pensar a prática do professor de Educação Física? Nosso objetivo é discutir os saberes éticos identificados a partir das narrativas de vida dos sujeitos envolvidos com a prática esportiva do futsal, especificamente, o futsal feminino, em São Francisco do Oeste (RN). Essa experiência foi vivida por diferentes atores sociais, entre os anos de 2000 e 2016. Foi utilizado o método (auto)biográfico (NOVOA; FINGER, 2010). A partir dos registros dos sujeitos analisados identificamos os seguintes saberes éticos: solidariedade, responsabilidade, honestidade, autonomia, compreensão, compromisso, amizade, companheirismo, coletividade/cooperação, empenho, dedicação, respeito, liberdade, disciplina, sacrifício e renúncia. Para discutir e compreender esses saberes, recorremos a Edgar Morin (2011), em O Método 6. Ética. Nossa aposta teórica em Morin (2011)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética"
    "palavra_chave" => "ÉTICA, EXPERIÊNCIA DE VIDA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID713_13112016130956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMYLLA DAYANNY MARTINS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DAYANNY COSTA"
    "autor_email" => "jamylladayanny@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26256
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 713
    "titulo" => "ÉTICA E NARRATIVAS DE VIDA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE EDGAR MORIN E AS EXPERIÊNCIAS COM O FUTSAL FEMININO DE SÃO FRANCISCO DO OESTE (2000-2016)"
    "resumo" => "Nesse artigo, partimos da compreensão que toda a transformação e religação entre os sujeitos se dá na formação/educação dos diferentes atores sociais a partir de uma experiência específica. Acreditamos que é possível alavancar discussões que cercam a dimensão da formação profissional e pessoal a partir das experiências de vida. Para tanto, lançamos mão das seguintes questões de estudo: 1. A partir das experiências de sujeitos envolvidos com a prática do futsal feminino em São Francisco do Oeste (RN), é possível identificar valores éticos? Em sendo positivo a resposta, quais são esses valores? 2. Ao identificar os saberes éticos e os saberes docentes a partir da prática do futsal, como esses saberes podem contribuir para pensar a prática do professor de Educação Física? Nosso objetivo é discutir os saberes éticos identificados a partir das narrativas de vida dos sujeitos envolvidos com a prática esportiva do futsal, especificamente, o futsal feminino, em São Francisco do Oeste (RN). Essa experiência foi vivida por diferentes atores sociais, entre os anos de 2000 e 2016. Foi utilizado o método (auto)biográfico (NOVOA; FINGER, 2010). A partir dos registros dos sujeitos analisados identificamos os seguintes saberes éticos: solidariedade, responsabilidade, honestidade, autonomia, compreensão, compromisso, amizade, companheirismo, coletividade/cooperação, empenho, dedicação, respeito, liberdade, disciplina, sacrifício e renúncia. Para discutir e compreender esses saberes, recorremos a Edgar Morin (2011), em O Método 6. Ética. Nossa aposta teórica em Morin (2011)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética"
    "palavra_chave" => "ÉTICA, EXPERIÊNCIA DE VIDA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID713_13112016130956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMYLLA DAYANNY MARTINS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DAYANNY COSTA"
    "autor_email" => "jamylladayanny@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Nesse artigo, partimos da compreensão que toda a transformação e religação entre os sujeitos se dá na formação/educação dos diferentes atores sociais a partir de uma experiência específica. Acreditamos que é possível alavancar discussões que cercam a dimensão da formação profissional e pessoal a partir das experiências de vida. Para tanto, lançamos mão das seguintes questões de estudo: 1. A partir das experiências de sujeitos envolvidos com a prática do futsal feminino em São Francisco do Oeste (RN), é possível identificar valores éticos? Em sendo positivo a resposta, quais são esses valores? 2. Ao identificar os saberes éticos e os saberes docentes a partir da prática do futsal, como esses saberes podem contribuir para pensar a prática do professor de Educação Física? Nosso objetivo é discutir os saberes éticos identificados a partir das narrativas de vida dos sujeitos envolvidos com a prática esportiva do futsal, especificamente, o futsal feminino, em São Francisco do Oeste (RN). Essa experiência foi vivida por diferentes atores sociais, entre os anos de 2000 e 2016. Foi utilizado o método (auto)biográfico (NOVOA; FINGER, 2010). A partir dos registros dos sujeitos analisados identificamos os seguintes saberes éticos: solidariedade, responsabilidade, honestidade, autonomia, compreensão, compromisso, amizade, companheirismo, coletividade/cooperação, empenho, dedicação, respeito, liberdade, disciplina, sacrifício e renúncia. Para discutir e compreender esses saberes, recorremos a Edgar Morin (2011), em O Método 6. Ética. Nossa aposta teórica em Morin (2011).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.