Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A UTILIZAÇÃO DO DESENHO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: DESENHO, SALA DE AULA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26192
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO DESENHO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Desde a infância as atividades lúdicas se fazem presente na rotina de toda criança, e através do desenho, a mesma tem variadas possibilidades de melhor se desenvolver, seja na esfera cognitiva, social, motora, biológica e afetiva. O desenho se faz presente na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, através dos seus rabiscos antes mesmo de começar a frequentar a escola. A partir do momento que lhe é dada uma folha em branco e diversas canetas, ela começa a rabiscar seu primeiro desenho, que para muitos não quer dizer nada, mas que para ela possui um significado. Além de ocasionar satisfação e prazer, desenhando, a criança aprende a se socializar e com sua imaginação reproduzir sua realidade, expressando assim seus medos, seus sonhos, que por meio de palavras elas não conseguiriam expor. O objetivo do presente trabalho é analisar a utilização do desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. Buscando compreender a importância que o professor atribui ao desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. O trabalho desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica, baseada em autores como: Kishimoto (2001), Mazzamatti (2012), Moreira (1991) e Simas (2011), nos trazem reflexões sobre a importância do lúdico na sala de aula, como também as possibilidades de aprendizagem desenvolvidas pela criança através do desenho. Além dos autores, utilizamos uma documentação indireta e realizamos um trabalho em campo. Em sua dimensão lúdica, o desenho é visto como uma forma de comunicação infantil, onde a partir dele a criança se sente mais segura para expressar seus sentimentos, seu interior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética"
    "palavra_chave" => "DESENHO, SALA DE AULA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID116_02112016114527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALVANIZA LOPES DE LIMA FONTES"
    "autor_nome_curto" => "ALVANIZA"
    "autor_email" => "alvanizalima16@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26192
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO DESENHO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Desde a infância as atividades lúdicas se fazem presente na rotina de toda criança, e através do desenho, a mesma tem variadas possibilidades de melhor se desenvolver, seja na esfera cognitiva, social, motora, biológica e afetiva. O desenho se faz presente na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, através dos seus rabiscos antes mesmo de começar a frequentar a escola. A partir do momento que lhe é dada uma folha em branco e diversas canetas, ela começa a rabiscar seu primeiro desenho, que para muitos não quer dizer nada, mas que para ela possui um significado. Além de ocasionar satisfação e prazer, desenhando, a criança aprende a se socializar e com sua imaginação reproduzir sua realidade, expressando assim seus medos, seus sonhos, que por meio de palavras elas não conseguiriam expor. O objetivo do presente trabalho é analisar a utilização do desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. Buscando compreender a importância que o professor atribui ao desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. O trabalho desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica, baseada em autores como: Kishimoto (2001), Mazzamatti (2012), Moreira (1991) e Simas (2011), nos trazem reflexões sobre a importância do lúdico na sala de aula, como também as possibilidades de aprendizagem desenvolvidas pela criança através do desenho. Além dos autores, utilizamos uma documentação indireta e realizamos um trabalho em campo. Em sua dimensão lúdica, o desenho é visto como uma forma de comunicação infantil, onde a partir dele a criança se sente mais segura para expressar seus sentimentos, seu interior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética"
    "palavra_chave" => "DESENHO, SALA DE AULA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID116_02112016114527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALVANIZA LOPES DE LIMA FONTES"
    "autor_nome_curto" => "ALVANIZA"
    "autor_email" => "alvanizalima16@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Desde a infância as atividades lúdicas se fazem presente na rotina de toda criança, e através do desenho, a mesma tem variadas possibilidades de melhor se desenvolver, seja na esfera cognitiva, social, motora, biológica e afetiva. O desenho se faz presente na vida da criança desde os seus primeiros anos de vida, através dos seus rabiscos antes mesmo de começar a frequentar a escola. A partir do momento que lhe é dada uma folha em branco e diversas canetas, ela começa a rabiscar seu primeiro desenho, que para muitos não quer dizer nada, mas que para ela possui um significado. Além de ocasionar satisfação e prazer, desenhando, a criança aprende a se socializar e com sua imaginação reproduzir sua realidade, expressando assim seus medos, seus sonhos, que por meio de palavras elas não conseguiriam expor. O objetivo do presente trabalho é analisar a utilização do desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. Buscando compreender a importância que o professor atribui ao desenho como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. O trabalho desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica, baseada em autores como: Kishimoto (2001), Mazzamatti (2012), Moreira (1991) e Simas (2011), nos trazem reflexões sobre a importância do lúdico na sala de aula, como também as possibilidades de aprendizagem desenvolvidas pela criança através do desenho. Além dos autores, utilizamos uma documentação indireta e realizamos um trabalho em campo. Em sua dimensão lúdica, o desenho é visto como uma forma de comunicação infantil, onde a partir dele a criança se sente mais segura para expressar seus sentimentos, seu interior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.