O solo é um recurso natural que precisa ser explorado em se tratando da educação, a inclusão do tema nas escolas é de fundamental importância para que se crie uma visão holística sobre o tema, tornando-se ainda mais relevante quando abordado desde o ensino fundamental, contribuindo para a formação de um caráter ambiental.
O ensino sobre a ciência do solo nas escolas ainda é pouco comentado, as crianças e adolescentes não tem a real informação básica sobre um dos componentes mais importantes da natureza: o solo. O objetivo do projeto consiste em avaliar o conhecimento dos alunos nas escolas, incrementar o conhecimento e estimular o interesse dos mesmos sobre a ciência do solo, mostrando a importância da preservação para a sobrevivência de todos.
As turmas participantes do projeto cursam o (7º) sétimo ano A, (7º) sétimo ano B e (9º) nono ano D do ensino fundamental e as crianças possuem idade média de 13 anos. Iniciou-se o projeto solo base para educação ambiental, com a aplicações dos questionários na escola, tendo como intuito medir o conhecimento dos alunos até então sobre solo, semiárido ou alguma disciplina relacionada aos assuntos. No Semiárido, assim como em qualquer região, é de grande valor implantar a educação em solos nas escolas, apresentando aos alunos as características do solo da região no qual estão inseridos, assim como mostrar maneiras de preservar esse recurso. A escola é um espaço privilegiado para situar conexões e informações, como uma das oportunidades para formação de condições e alternativas que encorajem alunos a terem compreensões e posturas como cidadãos, conhecedores de suas responsabilidades e, essencialmente, a terem percepção de que são integrantes do meio ambiente