Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO FATOR DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA

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      O estudo está sendo realizado na Escola Municipal David Trindade, localizada no bairro de Mangabeira, cidade de João Pessoa-PB, por ser esta uma instituição que já tem acolhido projetos no campo da Educação Emocional promovidos pelo Grupo de Pesquisa Educação Emocional do CNPq/UFPB. A mesma foi fundada em 1983 e funciona nos três turnos, com turmas de 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A opção metodológica da presente pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, orientando-se para a obtenção de dados descritivos, coletados diretamente com as situações estudadas, enfatizando as formas de manifestação, os procedimentos e as interações cotidianas do fato investigado, bem como, retratam a perspectiva dos participantes. A partir dos resultados obtidos serão organizadas propostas para que os alunos possam se empoderar e enfrentar os problemas de violência e aumentar o bem estar pessoal e social, que é o objetivo primeiro da Eduação Emocional. A análise dos dados está em andamento e por isso os resultados são prévios. Inicialmente já pode-se perceber as respostas dos alunos relacionados a violência, enfrentados não só nas escolas, como no âmbito familiar, social. Conforme o exposto, é importante destacar a Educação Emocional nos mostra a necessidade de um olhar mais cuidadoso com o tema e a importância de aprofundar para a prevenção à violência. Neste sentido, é fundamental para a prevenção da violência – e também para o seu enfrentamento – lidar com a questão das emoções presentes no contexto escolar. A questão deste estudo indica a importancia de acenar para a direção de conhecer a potencialidade da Educação Emocional como fator de prevenção à violência escolar no ensino fundamental na cidade de João Pessoa-PB.
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      O estudo está sendo realizado na Escola Municipal David Trindade, localizada no bairro de Mangabeira, cidade de João Pessoa-PB, por ser esta uma instituição que já tem acolhido projetos no campo da Educação Emocional promovidos pelo Grupo de Pesquisa Educação Emocional do CNPq/UFPB. A mesma foi fundada em 1983 e funciona nos três turnos, com turmas de 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A opção metodológica da presente pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, orientando-se para a obtenção de dados descritivos, coletados diretamente com as situações estudadas, enfatizando as formas de manifestação, os procedimentos e as interações cotidianas do fato investigado, bem como, retratam a perspectiva dos participantes. A partir dos resultados obtidos serão organizadas propostas para que os alunos possam se empoderar e enfrentar os problemas de violência e aumentar o bem estar pessoal e social, que é o objetivo primeiro da Eduação Emocional. A análise dos dados está em andamento e por isso os resultados são prévios. Inicialmente já pode-se perceber as respostas dos alunos relacionados a violência, enfrentados não só nas escolas, como no âmbito familiar, social. Conforme o exposto, é importante destacar a Educação Emocional nos mostra a necessidade de um olhar mais cuidadoso com o tema e a importância de aprofundar para a prevenção à violência. Neste sentido, é fundamental para a prevenção da violência – e também para o seu enfrentamento – lidar com a questão das emoções presentes no contexto escolar. A questão deste estudo indica a importancia de acenar para a direção de conhecer a potencialidade da Educação Emocional como fator de prevenção à violência escolar no ensino fundamental na cidade de João Pessoa-PB.
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A violência é o retrato da violação dos direitos humanos fundamentais. Manifestando-se de diversas formas, nos mais diferentes espaços e em todas as classes sociais, afeta a saúde, a educação e a qualidade de vida das pessoas. Os maus-tratos, abuso ou violência doméstica, que se configuram como campo de atuação dos profissionais da educação, são mais visíveis nas camadas populares empobrecidas que, utilizando os serviços públicos de educação, saúde como ambulatórios e serviços de emergência, de assistência social e outros, conferem maior visibilidade a esses eventos. Estudos recentes comprovam que as práticas pedagógicas não têm favorecido para que os alunos expressem suas necessidades cognitivas e afetivas em sala de aula, e que o conhecimento sobre as próprias emoções e a vivência destas de maneira agradável é fundamental para que os elevados índices de fracasso escolar e dificuldades de aprendizagem sejam superados, além de colaborar na prevenção de violências. Violência no espaço escolar, também está situado no campo da Educação Popular. O estudo está sendo realizado na Escola Municipal David Trindade, localizada no bairro de Mangabeira, cidade de João Pessoa-PB, por ser esta uma instituição que já tem acolhido projetos no campo da Educação Emocional promovidos pelo Grupo de Pesquisa Educação Emocional do CNPq/UFPB. A mesma foi fundada em 1983 e funciona nos três turnos, com turmas de 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A opção metodológica da presente pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, orientando-se para a obtenção de dados descritivos, coletados diretamente com as situações estudadas, enfatizando as formas de manifestação, os procedimentos e as interações cotidianas do fato investigado, bem como, retratam a perspectiva dos participantes. A partir dos resultados obtidos serão organizadas propostas para que os alunos possam se empoderar e enfrentar os problemas de violência e aumentar o bem estar pessoal e social, que é o objetivo primeiro da Eduação Emocional. A análise dos dados está em andamento e por isso os resultados são prévios. Inicialmente já pode-se perceber as respostas dos alunos relacionados a violência, enfrentados não só nas escolas, como no âmbito familiar, social. Conforme o exposto, é importante destacar a Educação Emocional nos mostra a necessidade de um olhar mais cuidadoso com o tema e a importância de aprofundar para a prevenção à violência. Neste sentido, é fundamental para a prevenção da violência – e também para o seu enfrentamento – lidar com a questão das emoções presentes no contexto escolar. A questão deste estudo indica a importancia de acenar para a direção de conhecer a potencialidade da Educação Emocional como fator de prevenção à violência escolar no ensino fundamental na cidade de João Pessoa-PB.

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