Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DOS DIÁRIOS DE CLASSE: LUGARES DE MEMÓRIA, FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE DISCENTES SURDOS

Palavra-chaves: DIÁRIO DE CLASSE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22956
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 978
    "inscrito_id" => 4046
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DOS DIÁRIOS DE CLASSE: LUGARES DE MEMÓRIA, FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE DISCENTES SURDOS"
    "resumo" => "O diário de aula, de professores de alunos com surdez, como lugar da memória das marcas do vivido, do aprendido, do ensinado, de suas dúvidas, das tensões, das emoções, das barreiras e da possibilidade de intervenção. Este recurso é entendido como uma espécie de negociação em três faixas: eu narrador, eu narrado e a realidade, constitutivas de discurso construído no processo de interação social entre alunos e professores (ZABALZA, 2004). O objetivo é instigar a busca pela formação continuada na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência através das reflexões sobre o que dizem nossos diários de classe, nossos cadernos purgativos sobre limites e dificuldades vivenciadas em sala de aula e a (auto) formação. Utilizaremos as narrativas escritas em diário de classe dos procedimentos utilizados para adequação para discentes surdos, a leitura (auto) reflexiva e desenvolvimento de adequações. Confirma as possibilidades simbólicas e buscas metodologias possíveis para o acesso e permanência, com qualidade, dos sujeitos escolares com deficiências, bem como um lugar para um repensar da formação inicial com vistas à formação continuada. Como processos de aprendizagem, e formação. Os diários de classe são importantes lugares para um repensar da prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "DIÁRIO DE CLASSE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID4046_23102016210303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA"
    "autor_email" => "oliveiraaguiarpetro@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22956
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 978
    "inscrito_id" => 4046
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DOS DIÁRIOS DE CLASSE: LUGARES DE MEMÓRIA, FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE DISCENTES SURDOS"
    "resumo" => "O diário de aula, de professores de alunos com surdez, como lugar da memória das marcas do vivido, do aprendido, do ensinado, de suas dúvidas, das tensões, das emoções, das barreiras e da possibilidade de intervenção. Este recurso é entendido como uma espécie de negociação em três faixas: eu narrador, eu narrado e a realidade, constitutivas de discurso construído no processo de interação social entre alunos e professores (ZABALZA, 2004). O objetivo é instigar a busca pela formação continuada na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência através das reflexões sobre o que dizem nossos diários de classe, nossos cadernos purgativos sobre limites e dificuldades vivenciadas em sala de aula e a (auto) formação. Utilizaremos as narrativas escritas em diário de classe dos procedimentos utilizados para adequação para discentes surdos, a leitura (auto) reflexiva e desenvolvimento de adequações. Confirma as possibilidades simbólicas e buscas metodologias possíveis para o acesso e permanência, com qualidade, dos sujeitos escolares com deficiências, bem como um lugar para um repensar da formação inicial com vistas à formação continuada. Como processos de aprendizagem, e formação. Os diários de classe são importantes lugares para um repensar da prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "DIÁRIO DE CLASSE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID4046_23102016210303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA"
    "autor_email" => "oliveiraaguiarpetro@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O diário de aula, de professores de alunos com surdez, como lugar da memória das marcas do vivido, do aprendido, do ensinado, de suas dúvidas, das tensões, das emoções, das barreiras e da possibilidade de intervenção. Este recurso é entendido como uma espécie de negociação em três faixas: eu narrador, eu narrado e a realidade, constitutivas de discurso construído no processo de interação social entre alunos e professores (ZABALZA, 2004). O objetivo é instigar a busca pela formação continuada na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência através das reflexões sobre o que dizem nossos diários de classe, nossos cadernos purgativos sobre limites e dificuldades vivenciadas em sala de aula e a (auto) formação. Utilizaremos as narrativas escritas em diário de classe dos procedimentos utilizados para adequação para discentes surdos, a leitura (auto) reflexiva e desenvolvimento de adequações. Confirma as possibilidades simbólicas e buscas metodologias possíveis para o acesso e permanência, com qualidade, dos sujeitos escolares com deficiências, bem como um lugar para um repensar da formação inicial com vistas à formação continuada. Como processos de aprendizagem, e formação. Os diários de classe são importantes lugares para um repensar da prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.