, Andréluizalves. Whatsaula: tudo híbrido e misturado. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22457>. Acesso em: 23/12/2024 03:12
Este artigo apresenta os resultados parciais de uma experiência desenvolvida com a colaboração de jovens universitários matriculados na Disciplina Produção Textual III, do Curso de Comunicação Social: Jornalismo, da Universidade Tiradentes (UNIT), localizada em Aracaju, Sergipe; e tem como enfoque a ideia de que os dispositivos móveis – conectados à Internet – e os Aplicativos e as Redes Sociais Digitais mudaram o modo de ensinar e aprender. Considerando a necessidade de se discutir a contribuição do uso do WhatsApp como Aplicativo de interação no processo de ensino e aprendizagem, utilizou-se como percurso metodológico a pesquisa exploratória e descritiva, a partir da adoção de uma estratégia pedagógica que mescla várias formas de ensinar e aprender – do real ao virtual e vice-versa. Os resultados demonstram que o WhatsApp é um importante App (como é comumente chamado) de suporte para o processo de ensino e aprendizagem, exercendo uma influência positiva no engajamento dos estudantes nos seus estudos e ampliando as discussões e o espaço da sala de aula.