NETO, Hamilton Ferreira De Sousa et al.. Uma perspectiva sobre o racismo no âmbito escolar. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22383>. Acesso em: 22/12/2024 23:45
Tendo como a construção decorrente de uma visão pessimista formada acerca do continente africano e suas possíveis consequências em relação ao povo brasileiro que de lá tem suas raízes, este estudo pauta-se na ideia de analisar os efeitos que perduram até hoje no imaginário popular brasileiro e revelar a necessidade de um estudo a cerca do racismo no Brasil. Baseado em questionários realizados com alunos de 9º ano de uma escola municipal de Codó – MA, que diziam respeito a perguntas sobre racismo e auto declaração de cor, os dados obtidos puderam gerar algumas analises que apontaram para um panorama não alheio a realidade brasileira, evidenciando alguns aspectos e políticas que tem uma construção histórica no Brasil, como o mito da democracia racial e a política de branqueamento do país, que há muito já deveriam ter sido superadas. Alimentados pela visão global por muito tempo perpetuada do Eurocentrismo, mesmo que nutridos pela ideia de paraíso racial, o Brasil acaba caracterizando um tipo de racismo presente de forma intrínseca no imaginário popular, onde o negro é associado na maioria das vezes à uma postura relacionada a termos pejorativos.