A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Entende-se também que a afetividade é o desígnio essencial para a construção das informações cognitivo-afetivo nos educandos e consequentemente nas relações que devem ser estabelecidas entre professores e aluno. Em relação à juventude, ou seja, aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, entende-se que não é possível encontrar “a juventude” em estado puro. Não há uma juventude em si e que apenas possa ser nomeada conceitualmente, sem referência a um conjunto situacional de fenômenos que a concretizem. O professor deve ser um mediador de conhecimentos, utilizando sua situação privilegiada em sala de aula não apenas para instruções formais, mas para despertar os alunos para a curiosidade; ensiná-los a pensar, a ser persistentes, a ter empatia e ser autores, e não somente expectadores da sua aprendizagem. Portanto, cabe aos adultos, pais e professores, não ridicularizar, nem relativizar a opinião e gosto, do adolescente. É necessário que, acima de tudo, os responsáveis pela educação dos jovens saibam propiciar-lhes um clima de confiança mútua e liberdade sadia. Objetiva-se compreender a importância do papel da afetividade na relação professor-aluno, e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem, enfatizando a relação entre diversos setores como o social, intelectual, corporal, e, é claro aos sentimentos e as emoções. Constatamos então, que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional e representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco. Adquirimos assim, entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado, que foi de grande valia para se obter um bom aprendizado e com certeza para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais condizente com as expectativas e realidades dos alunos. 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