O artigo aborda a temática das conexões entre juventude, educação e trabalho, propondo-se a analisar quais são as perspectivas dos alunos do Ensino Médio sobre a relação entre educação escolarizada e trabalho. Apresenta, primeiramente, uma discussão conceitual sobre as transformações sofridas no mundo do trabalho, perpassa pelas relações entre juventude, escola e trabalho e, em seguida, expõem os resultados da pesquisa. Os dados utilizados para a análise foram coletados por meio de questionário fechado, aplicado aos alunos matriculados no Ensino Médio, nos colégios estaduais do município de Realeza - PR, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O instrumento foi composto de questões a respeito do perfil socioeconômico destes jovens, suas impressões sobre a escola e o trabalho, suas trajetórias laborais, suas expectativas em relação ao futuro e suas perspectivas quanto a relação entre trabalho e educação escolar. Participaram da pesquisa, noventa e sete jovens alunos. A partir das respostas dadas por estes jovens, foi possível perceber quais suas perspectivas em relação ao trabalho e a educação escolar, bem como suas expectativas em relação ao futuro, considerando sua experiência escolar. A análise sinaliza que os jovens atribuem à escola e ao trabalho significados positivos e que consideram que a escola prepara para o trabalho, haja visto que para eles, a escola é tida como um espaço que garante um futuro profissional. Concomitantemente, depositam na educação suas expectativas de inserção no mercado de trabalho e sucesso no vestibular, vislumbrando o trabalho e a educação escolar como possibilidades de uma formação integral humanizadora, que inserem criticamente os indivíduos na sociedade em que vivem.