Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TABELA PERIÓDICA: OS ALIMENTOS E SUAS COMPOSIÇÕES QUÍMICAS- MITOS E VERDADES

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, TABELA PERIÓDICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22278
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2414
    "inscrito_id" => 8222
    "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: OS ALIMENTOS E SUAS COMPOSIÇÕES QUÍMICAS- MITOS E VERDADES"
    "resumo" => "Diante da realidade observada, de um ensino de química tradicional e descontextualizado, propõe-se uma intervenção pedagógica para que os alunos possam entender e aplicar conceitos químicos de forma significativa em suas vidas, e assim, facilitar o processo ensino- aprendizagem desta disciplina. Neste trabalho, descreveu - se uma aula contextualizada, em que o tema gerador foi os alimentos; através desta temática, trabalhou– se conceitos químicos, principalmente aqueles relacionados à Tabela Periódica: elementos químicos, composição química dos alimentos– mitos e verdades, para apresentar utilizando recursos simples e de baixo custo, uma forma mais dinâmica, interativa e prazerosa de interação entre o aluno e o conhecimento químico, com enfoque na tabela Periódica. A metodologia consistiu na aplicação de uma aula de caráter expositivo e a confecção de um jogo de memória dos elementos químicos, onde deveriam relacionar duas cartas iguais (de tamanho 5X8 cm), uma que apresentava o símbolo do elemento químico, seu nome, número atômico e de massa, e outra que continha um desenho de um alimento que pode ser encontrado esse elemento, a uma turma de do nono ano do ensino fundamental de uma escola particular em Petrolina- PE. Os alunos puderam discutir entre si sobre a veracidade de alguns questionamentos sobre a composição química alimentar, bem como analisar alguns mitos que circundam o tema alimentos, dentre deles, se a mistura de manga e leite pode fazer algum mal. Foi observado que tal intervenção pedagógica obteve resultados no que se concerne em aumentar o interesse dos estudantes na aula de química, e os fazer interligar as informações dadas em sala de aula a assuntos que permeiam o cotidiano, permitindo, portanto, presumir que há a construção de conhecimentos escolares significativos com o uso da contextualização dos conteúdos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, TABELA PERIÓDICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8222_16082016214727.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADJA BATISTA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NADJA SANTOS"
    "autor_email" => "nadjabdsantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "IF - SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22278
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2414
    "inscrito_id" => 8222
    "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: OS ALIMENTOS E SUAS COMPOSIÇÕES QUÍMICAS- MITOS E VERDADES"
    "resumo" => "Diante da realidade observada, de um ensino de química tradicional e descontextualizado, propõe-se uma intervenção pedagógica para que os alunos possam entender e aplicar conceitos químicos de forma significativa em suas vidas, e assim, facilitar o processo ensino- aprendizagem desta disciplina. Neste trabalho, descreveu - se uma aula contextualizada, em que o tema gerador foi os alimentos; através desta temática, trabalhou– se conceitos químicos, principalmente aqueles relacionados à Tabela Periódica: elementos químicos, composição química dos alimentos– mitos e verdades, para apresentar utilizando recursos simples e de baixo custo, uma forma mais dinâmica, interativa e prazerosa de interação entre o aluno e o conhecimento químico, com enfoque na tabela Periódica. A metodologia consistiu na aplicação de uma aula de caráter expositivo e a confecção de um jogo de memória dos elementos químicos, onde deveriam relacionar duas cartas iguais (de tamanho 5X8 cm), uma que apresentava o símbolo do elemento químico, seu nome, número atômico e de massa, e outra que continha um desenho de um alimento que pode ser encontrado esse elemento, a uma turma de do nono ano do ensino fundamental de uma escola particular em Petrolina- PE. Os alunos puderam discutir entre si sobre a veracidade de alguns questionamentos sobre a composição química alimentar, bem como analisar alguns mitos que circundam o tema alimentos, dentre deles, se a mistura de manga e leite pode fazer algum mal. Foi observado que tal intervenção pedagógica obteve resultados no que se concerne em aumentar o interesse dos estudantes na aula de química, e os fazer interligar as informações dadas em sala de aula a assuntos que permeiam o cotidiano, permitindo, portanto, presumir que há a construção de conhecimentos escolares significativos com o uso da contextualização dos conteúdos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, TABELA PERIÓDICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8222_16082016214727.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADJA BATISTA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NADJA SANTOS"
    "autor_email" => "nadjabdsantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "IF - SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Diante da realidade observada, de um ensino de química tradicional e descontextualizado, propõe-se uma intervenção pedagógica para que os alunos possam entender e aplicar conceitos químicos de forma significativa em suas vidas, e assim, facilitar o processo ensino- aprendizagem desta disciplina. Neste trabalho, descreveu - se uma aula contextualizada, em que o tema gerador foi os alimentos; através desta temática, trabalhou– se conceitos químicos, principalmente aqueles relacionados à Tabela Periódica: elementos químicos, composição química dos alimentos– mitos e verdades, para apresentar utilizando recursos simples e de baixo custo, uma forma mais dinâmica, interativa e prazerosa de interação entre o aluno e o conhecimento químico, com enfoque na tabela Periódica. A metodologia consistiu na aplicação de uma aula de caráter expositivo e a confecção de um jogo de memória dos elementos químicos, onde deveriam relacionar duas cartas iguais (de tamanho 5X8 cm), uma que apresentava o símbolo do elemento químico, seu nome, número atômico e de massa, e outra que continha um desenho de um alimento que pode ser encontrado esse elemento, a uma turma de do nono ano do ensino fundamental de uma escola particular em Petrolina- PE. Os alunos puderam discutir entre si sobre a veracidade de alguns questionamentos sobre a composição química alimentar, bem como analisar alguns mitos que circundam o tema alimentos, dentre deles, se a mistura de manga e leite pode fazer algum mal. Foi observado que tal intervenção pedagógica obteve resultados no que se concerne em aumentar o interesse dos estudantes na aula de química, e os fazer interligar as informações dadas em sala de aula a assuntos que permeiam o cotidiano, permitindo, portanto, presumir que há a construção de conhecimentos escolares significativos com o uso da contextualização dos conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.