GOMES, Edmar Coelho. Sexualidade infantil: perspectivas e práticas docentes. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22263>. Acesso em: 23/12/2024 08:12
O presente artigo trata de uma reflexão da prática docente em relação a sexualidade infantil numa perspectiva de formação das relações de gênero, afetividade e comportamentos das crianças no que se refere às questões da sexualidade em sala de aula. O objetivo do estudo foi analisar ideias de autores/as da área, bem como documentos legais que direcionam à prática docente no que se refere a tais questões, para uma melhor abordagem do assunto. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com base em análise bibliográfica e documental, tomando como aporte alguns dos estudos e pesquisas de Nunes (2000), Louro (1997) e Freire (1996) e, como documentos legais os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96. Como resultados parciais concluímos que a sexualidade infantil assim como a subjetividade de cada criança, vai se desenvolvendo conforme às suas vivências, companhias, ensinamentos e também suas relações com o mundo que as cercam e que isso só vai ser possível ser trabalhado se o/a professor/a tiver um posicionamento crítico e sem preconceito para lidar com esses assuntos.