As transformações científicas e tecnológicas ocorridas a partir do fim do século XX e em constante evolução no século XXI têm gerado mudanças sociais de extrema importância, caracterizando a sociedade contemporânea pelo uso cada vez maior das tecnologias na organização das mais diferentes práticas sociais. A sociedade atual vive uma mudança de paradigma decorrente da internacionalização do mercado, do processo de globalização e das transformações das tecnologias de informação e de comunicação (TIC). Essas sociedades determinam como bem necessário ao cidadão moderno o consumo de tecnologia cada vez mais avançada e criam no imaginário coletivo social a ideia de que melhores recursos tecnológicos garantem melhor ensino-aprendizagem, embora muitos estudos venham demonstrando que essa não é necessariamente uma verdade. Constante avanço tecnológico e o crescente uso das novas ferramentas tecnológicas (computador, internet, celular, caixa eletrônico, cartão magnético etc.) na vida social, demandam a necessidade de os cidadãos aprenderem a lidar com esses novos procedimentos, comportamentos e raciocínios específicos. Com o intuito de compreender a sazonalidade da retenção e evasão dos discentes na UFERSA, está sendo desenvolvido o estudo sobre o letramento digital dos ingressantes e, como auxiliá-los a desenvolver essas habilidades durante sua vida acadêmica. Através desse estudo podemos perceber que, a educação deve se adaptar às mudanças proporcionadas pelas TICs, formando cidadãos aptos a lidar com esses novos recursos didáticos/pedagógicos.