Este artigo teve como objetivo relatar as análises sobre a organização e a gestão de uma escola pública de ensino fundamental, pertencente à rede estadual do Rio Grande do Norte. Foi resultado das vivências do Estágio Curricular em Gestão Escolar, disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Potiguar, que incluiu um momento de pesquisa de campo. Utilizou-se a observação participante, a entrevista, o questionário e a análise de documentos para a coleta de dados. Constatou-se que a escola objeto da pesquisa apresenta uma gestão assentada na concepção democrático-participativa, pois, a partir de uma estrutura horizontal, possibilita o envolvimento dos membros da comunidade escolar no processo de tomada de decisões. Destacou-se o papel de liderança exercido pela diretora para promover a gestão da participação e mobilizar a equipe, bem como do coordenador pedagógico no que se refere ao apoio didático-pedagógico. Chamou atenção as sistemáticas reuniões realizadas com os pais e o funcionamento do conselho escolar. Observou-se que o PPP, reelaborado em 2015, tem servido de guia no planejamento escolar. Ademais, vários programas educacionais são implementados, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa de Autogerenciamento da Unidade Escolar (PAGUE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Mais Educação. Concluiu-se que o estágio enquanto pesquisa é determinante no processo de formação inicial, visto que propicia a concomitante relação entre teoria e prática, ambas fornecendo elementos para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, em específico nesta pesquisa, necessários à efetivação da gestão escolar democrática.