O presente artigo é uma produção que busca, de maneira objetiva, apresentar fatos e documentos que representam a exclusão e inclusão vividas pelo surdo no contexto social, que, de modo geral, reflete no processo inclusivo do surdo no contexto educacional. Para entendermos um pouco sobre esse processo falaremos, com base em Dolz, Noverraz; Schneuwly (2004), Mittler (2003), Goldfeld (1997), entre outros, sobre a educação e inclusão, além de períodos que representam a exclusão do surdo como o oralismo, por fim, perpassaremos a lei nº 10.436 de 24 de abril, que regulamenta Língua Brasileira de Sinais, o decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e a lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. De modo geral, compreendemos que ao longo dos anos os surdos agregaram grandes conquistas e a educação é uma delas, apesar que acreditamos que ainda pode haver melhorias, além disso, podemos ver que os surdos têm ganhado autonomia, uma que eles têm documentos oficias que atuam como respaldo para ir em busca de seus direitos.