O presente projeto foi elaborado com intuito de despertar a atenção e destacar, em uma escola da rede estadual de ensino, a importância do hidroreflorestamento na recuperação e preservação das matas ciliares em torno do Rio Piranhas, no município de São Domingos/PB, procurando demonstrar aos alunos os impactos ambientais (assoreamento dos rios, escassez de água, redução da produção agrícola, acúmulo de dejetos) e os prejuízos que deles advêm, sobretudo econômicos, já que boa parte dos alunos advêm da zona rural, cuja ocupação e sustento familiar são oriundos dessa região, bem como propor ações e reflexões de recuperação e preservação das áreas degradadas, na vigência das normas do atual Código Florestal. Por esse motivo, sabemos que é papel de toda escola promover e desenvolver a aprendizagem dos sujeitos, estimulando a educação para o ambiente, buscando engajar ativamente os educandos e a sociedade por meio de projetos de intervenção socioambiental, que previnam problemas ambientais e permitam o despertar para uma visão crítica do processo histórico atrelado a realidade apresentada.