RESUMO
As várias mudanças curriculares incididas sobre os cursos superiores de Pedagogia, ao longo do tempo, geradas por diferentes políticas públicas de educação, dimensionaram a estrutura do curso contribuindo para uma maior focalização do currículo em torno da docência, secundarizando os campos de atuação do pedagogo e impactando na sua identidade profissional. Para além da dimensão formação, no âmbito da prática, observa-se em instituições de ensino no Brasil a sub-valorização dos profissionais de pedagogia e a ocupação dos cargos de especialistas em educação por outros profissionais, favorecendo assim, a emersão de uma imagem negativa do profissional de pedagogia no ambiente de trabalho e a indefinição de seu papel. Nesse contexto, este artigo apresenta um estudo que propõe investigar a imagem do profissional de pedagogia atuante no CEFET/RJ sob o prisma dos distintos sujeitos acadêmicos. A pesquisa está suportada por fundamentação teórica obtida por meio de um levantamento sistemático da literatura técnico-científica, nacional e internacional, em bases de periódicos indexados. A metodologia de pesquisa adotada é um estudo de caso em que se pretende analisar como se articulam as ações do pedagogo e dos docentes no contexto educativo com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem, assim como, verificar que ações do profissional de Pedagogia, na avaliação do gestor, podem contribuir no desenvolvimento do Sistema CEFET/RJ.