Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFISSIONAL DE PEDAGOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SOB O PRISMA DOS SEUS GESTORES: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: PEDAGOGIA, PEDAGOGO, IDENTIDADE PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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      As várias mudanças curriculares incididas sobre os cursos superiores de Pedagogia, ao longo do tempo, geradas por diferentes políticas públicas de educação, dimensionaram a estrutura do curso contribuindo para uma maior focalização do currículo em torno da docência, secundarizando os campos de atuação do pedagogo e impactando na sua identidade profissional. Para além da dimensão formação, no âmbito da prática, observa-se em instituições de ensino no Brasil a sub-valorização dos profissionais de pedagogia e a ocupação dos cargos de especialistas em educação por outros profissionais, favorecendo assim, a emersão de uma imagem negativa do profissional de pedagogia no ambiente de trabalho e a indefinição de seu papel.  Nesse contexto, este artigo apresenta  um estudo  que propõe investigar a imagem do profissional de pedagogia atuante no CEFET/RJ sob o prisma dos distintos sujeitos acadêmicos. A pesquisa está suportada por fundamentação teórica obtida por meio de um levantamento sistemático da literatura técnico-científica, nacional e internacional, em bases de periódicos indexados. A metodologia de pesquisa adotada é um estudo de caso em que se pretende analisar como se articulam as ações  do pedagogo e dos docentes no contexto educativo com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem, assim como, verificar que ações do profissional de Pedagogia, na avaliação do gestor, podem contribuir no desenvolvimento do Sistema CEFET/RJ.
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      As várias mudanças curriculares incididas sobre os cursos superiores de Pedagogia, ao longo do tempo, geradas por diferentes políticas públicas de educação, dimensionaram a estrutura do curso contribuindo para uma maior focalização do currículo em torno da docência, secundarizando os campos de atuação do pedagogo e impactando na sua identidade profissional. Para além da dimensão formação, no âmbito da prática, observa-se em instituições de ensino no Brasil a sub-valorização dos profissionais de pedagogia e a ocupação dos cargos de especialistas em educação por outros profissionais, favorecendo assim, a emersão de uma imagem negativa do profissional de pedagogia no ambiente de trabalho e a indefinição de seu papel.  Nesse contexto, este artigo apresenta  um estudo  que propõe investigar a imagem do profissional de pedagogia atuante no CEFET/RJ sob o prisma dos distintos sujeitos acadêmicos. A pesquisa está suportada por fundamentação teórica obtida por meio de um levantamento sistemático da literatura técnico-científica, nacional e internacional, em bases de periódicos indexados. A metodologia de pesquisa adotada é um estudo de caso em que se pretende analisar como se articulam as ações  do pedagogo e dos docentes no contexto educativo com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem, assim como, verificar que ações do profissional de Pedagogia, na avaliação do gestor, podem contribuir no desenvolvimento do Sistema CEFET/RJ.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO As várias mudanças curriculares incididas sobre os cursos superiores de Pedagogia, ao longo do tempo, geradas por diferentes políticas públicas de educação, dimensionaram a estrutura do curso contribuindo para uma maior focalização do currículo em torno da docência, secundarizando os campos de atuação do pedagogo e impactando na sua identidade profissional. Para além da dimensão formação, no âmbito da prática, observa-se em instituições de ensino no Brasil a sub-valorização dos profissionais de pedagogia e a ocupação dos cargos de especialistas em educação por outros profissionais, favorecendo assim, a emersão de uma imagem negativa do profissional de pedagogia no ambiente de trabalho e a indefinição de seu papel. Nesse contexto, este artigo apresenta um estudo que propõe investigar a imagem do profissional de pedagogia atuante no CEFET/RJ sob o prisma dos distintos sujeitos acadêmicos. A pesquisa está suportada por fundamentação teórica obtida por meio de um levantamento sistemático da literatura técnico-científica, nacional e internacional, em bases de periódicos indexados. A metodologia de pesquisa adotada é um estudo de caso em que se pretende analisar como se articulam as ações do pedagogo e dos docentes no contexto educativo com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem, assim como, verificar que ações do profissional de Pedagogia, na avaliação do gestor, podem contribuir no desenvolvimento do Sistema CEFET/RJ.

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