A atenção é um dos fatores primordiais para uma boa consolidação do processo de ensino aprendizagem, assim, déficits nesta área podem trazer inúmeros prejuízos no rendimento escolar, especificamente, na vida acadêmica dos universitários. Com efeito, o presente trabalho tem como objetivo identificar a presença desse construto como um dos fatores inibitórios e prejudiciais para o êxito nas atividades a serem desenvolvidas. Para a realização de tal, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem qualitativa, pelo Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP/UFPB/CNPq) com 84 universitários em pleno período letivo 2015.1 dos cursos de Engenharia e Ciências da Computação, da Universidade Federal da Paraíba. Assim, ficou evidenciado que parte da amostra apresenta prejuízos significativos na atenção, a qual, esta constatação pode substanciar prejuízos no rendimento acadêmico, fracasso acadêmico e/ou evasão. Portanto, a pesquisa se mostra necessária e atual, tendo em vista a falta de pesquisas relacionando o déficit de atenção e rendimento acadêmico de universitários, dando mais ênfase e suporte teórico para pesquisas futuras sobre o referente assunto.