Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUTONOMIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma abordagem de ensino baseada no conceito de autonomia como meio facilitador da aprendizagem de língua Inglesa. A pesquisa buscou identificar o impacto positivo que ocorre quando o aprendiz é envolvido no processo de construção do conhecimento e quais os resultados oriundos de uma metodologia que seja significativa e aplicável aos estudantes, respeitando seus limites e, ao mesmo tempo, estimulando-os a buscar a construir absorver mais conhecimento exercitando sua autonomia nesse processo. A pesquisa realizada tem uma abordagem qualitativa e assume a característica de pesquisa-ação. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, conforme defende Bardin (2011) . Os sujeitos envolvidos foram 10 alunos do Ensino Médio, sendo todas do sexo feminino. Os resultados apontam que uma abordagem de ensino que envolve o aluno no processo de construção do saber os motiva a pensar, estudar e encarar a Língua Inglesa de forma mais consciente e receptiva. Conclui-se que mediante uma aula de língua inglesa diferenciada, num contexto real de aplicação, onde os discentes participaram ativamente do processo de planejamento e elaboração da proposta, bem como a execução, gerou muito entusiasmo e uma expectativa positiva. Isso comprova o fato de que os estudantes necessitam vivenciar a língua e se sentir motivados a procurar outras experiências de forma autônoma. Deste modo a aquisição do idioma acontecerá de modo espontâneo e natural e o interesse pela disciplina de língua inglesa é cada vez mais aguçado, o que contribui para um grande aprendizado.

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