Este trabalho visa a trazer uma discussão em torno de uma pesquisa didática que trata do uso de recursos lúdicos na educação intercultural e como esse envolve fortemente o universo infantil. Partimos do pressuposto de que muitos educadores na educação infantil não dispõem de recursos lúdicos para trabalhar com a diversidade cultural, sendo essa atrelada ao desenvolvimento da hegemonia cultural. Para tal, com o objetivo de compreender a prática docente voltada à criação de uma mentalidade intercultural ao se utilizar de recursos lúdicos na educação infantil, conceituamos os temas norteadores da pesquisa, tais quais: ludicidade, educação cultural e interculturalidade. Após isso, descrevemos os procedimentos metodológicos utilizados a partir da observação, semi-entrevista com a professora, questionário com alunos e registro em diário de campo realizado em torno de turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Caruaru, Pernambuco. Assim, a discussão dos resultados é concluída trazendo a verificação de uma escassez na utilização da ludicidade como ênfase para a educação para o plural, e a necessidade desta com ligação ao aspecto dialógico em que é inserida no espaço infantil.