O estudo tem como objetivo promover uma breve discussão a respeito do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites, no que concerne a inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional. Para a realização do trabalho em tela, optou-se por alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica e a análise documental. O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites, à luz da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo tem como proposição de integrar e articular políticas, programas e ações com a finalidade do exercício pleno e equitativo dos direitos da pessoa com deficiência. Por intermédio do Pronatec proporciona, com subsídio público, o acesso de estudantes e trabalhadores às vagas de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada em instituições privadas. Na verdade, devorando políticas públicas, que poderiam gerar uma mudança significativa na realidade da classe trabalhadora brasileira com deficiência ou não, como o ensino médio integrado à educação profissional. O Plano elege o Pronatec como programa essencial à inclusão das pessoas com deficiência na Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica, mas concentra a maior parte de suas matrículas nos cursos de Formação Inicial Continuada, que possui uma formação de característica curta e aligeirada sem fazer as devidas relações com formação geral, sem a integração da cultura, da ciência, da tecnologia e do trabalho como princípio educativo.