As práticas de alfabetização pautadas na perspectiva do letramento sugerem que já nos anos iniciais escolares a criança, mesmo sem saber ler ou escrever, entre em contato com os diversos tipos de texto a fim de que se aproprie da linguagem em seu uso mais real. O uso de textos literários no cotidiano da educação infantil é indicado nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e se caracteriza como peça fundamental nas propostas pedagógicas que reconhecem a literatura como campo fértil de criação de sentidos, potencializando, por meio de linguagem simples e prazerosa, a capacidade da criança de ressignificar a realidade. Com base nos pressupostos de uma pesquisa-ação, este estudo teve como objetivo central analisar a perspectiva de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Pernambuco ao recontar narrativas infantis por meio das suas produções escritas. De modo mais específico objetivou-se identificar os níveis de apropriação dos alunos a respeito da estrutura do gênero Conto Infantil e analisar as marcas textuais registradas nas suas produções. Para tal, foi desenvolvida por um dos pesquisadores uma sequência de aula com proposta de produção textual pelo grupo. Os resultados indicaram que as crianças conseguiram reconstruir as sequências narrativas integrando novas situações, inspiradas no seu ponto de vista e evidenciadas por meio das marcas textuais deixadas nas suas produções. Os alunos também demonstraram possuir um nível adequado de conhecimento a respeito da estabilidade estrutural do gênero Conto Infantil quando da organização sequencial dos fatos construídos nas suas narrativas.