A reflexão sobre a questão da formação do leitor literário favorece a análise das práticas atuais desenvolvidas nas escolas, isto é, que processos estão sendo utilizados pelos docentes ao apresentarem a leitura literária aos discentes. A educação literária que se oferece ao aluno do ensino fundamental deve pautar-se na busca pela formação de uma comunidade de leitores que reconheça a importância da leitura para o desenvolvimento de sua aprendizagem, construída na sala de aula com o incentivo do docente, expandida além da escola, para que favoreça a cada aluno e ao conjunto deles uma maneira própria de também ler o mundo. O resgate das funções sociais da leitura literária na prática pedagógica poderá favorecer a atuação do aluno como leitor em esferas distintas da vida social, preparando-o para lançar mão de leituras como formas de enfrentar a vida e de exercitar sua cidadania. Diante disso, este artigo tem o objetivo de oferecer aos docentes de Língua Portuguesa do ensino fundamental sugestões de como aprimorar a prática metodológica, tendo como princípio o desenvolvimento da leitura literária. Estas sugestões estão apoiadas em uma experiência vivenciada pela autora deste estudo, a qual trabalha diretamente com docentes deste segmento; embasadas em referenciais teóricos ressaltados neste artigo. Este estudo aponta para a ideia de que a leitura literária na escola atual, precisa ter a função de ajudar a ler melhor, utilizando instrumentos necessários para se conhecer e articular com proficiência o mundo e as informações por ele transmitidas.