Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROEMI: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LORDÃO EM PICUÍ-PB

Palavra-chaves: ENSINO INTEGRAL, ENSINO MÉDIO INOVADOR, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LORDÃO Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22042
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2450
    "inscrito_id" => 10513
    "titulo" => "PROEMI: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LORDÃO EM PICUÍ-PB"
    "resumo" => "O presente trabalho analisa a implantação do Programa Ensino Médio Inovador na Escola Estadual Professor Lordão localizada na cidade de Picuí – PB, com objetivo de identificar avanços e desafios presentes neste  modelo de educação integral inserido nas escolas de ensino médio do Estado da Paraíba  pelo MEC a partir de 2009. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e revisão documental, caracterizando uma pesquisa qualitativa  considerando o marco legal que fundamenta o ensino médio inovador, bem como análise de dados estatísticos dos índices educacionais da escola durante o período de 2011, anterior a implantação, até 2014, quando do terceiro ano de sua aplicação na escola, ainda foram considerados depoimentos de alunos e professores da escola envolvidos no programa. Como embasamento teórico foram utilizados autores que se preocupam com a temática do ensino médio, a exemplo de LUCKESI (1994) e SAVIANI (2000), além da legislação oficial, sobretudo o ensino médio no Brasil. Considerando os dados analisados percebemos que a aplicação do Programa Ensino Médio Inovador na Escola Estadual Professor Lordão possibilitou significativos avanços quanto aos índices oficiais reduzindo a evasão, reprovação e aumentando a aprovação. A pesquisa ainda revelou a aproximação da comunidade local perante a escola, através do reconhecimento às diversas premiações recebidas durante o período analisado. Contudo, o trabalho revelou ainda uma preocupante limitação quanto à estrutura física da escola que não atende os requisitos necessários a educação em tempo integral. Desta forma, a pesquisa em questão oferece uma reflexão sobre o modelo de educação integral adotado pelo MEC para as escolas de ensino médio não profissionalizante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO INTEGRAL, ENSINO MÉDIO INOVADOR, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LORDÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10513_16082016230337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON FERREIRA"
    "autor_email" => "profrobsonhistoria@hotmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22042
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2450
    "inscrito_id" => 10513
    "titulo" => "PROEMI: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LORDÃO EM PICUÍ-PB"
    "resumo" => "O presente trabalho analisa a implantação do Programa Ensino Médio Inovador na Escola Estadual Professor Lordão localizada na cidade de Picuí – PB, com objetivo de identificar avanços e desafios presentes neste  modelo de educação integral inserido nas escolas de ensino médio do Estado da Paraíba  pelo MEC a partir de 2009. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e revisão documental, caracterizando uma pesquisa qualitativa  considerando o marco legal que fundamenta o ensino médio inovador, bem como análise de dados estatísticos dos índices educacionais da escola durante o período de 2011, anterior a implantação, até 2014, quando do terceiro ano de sua aplicação na escola, ainda foram considerados depoimentos de alunos e professores da escola envolvidos no programa. Como embasamento teórico foram utilizados autores que se preocupam com a temática do ensino médio, a exemplo de LUCKESI (1994) e SAVIANI (2000), além da legislação oficial, sobretudo o ensino médio no Brasil. Considerando os dados analisados percebemos que a aplicação do Programa Ensino Médio Inovador na Escola Estadual Professor Lordão possibilitou significativos avanços quanto aos índices oficiais reduzindo a evasão, reprovação e aumentando a aprovação. A pesquisa ainda revelou a aproximação da comunidade local perante a escola, através do reconhecimento às diversas premiações recebidas durante o período analisado. Contudo, o trabalho revelou ainda uma preocupante limitação quanto à estrutura física da escola que não atende os requisitos necessários a educação em tempo integral. Desta forma, a pesquisa em questão oferece uma reflexão sobre o modelo de educação integral adotado pelo MEC para as escolas de ensino médio não profissionalizante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO INTEGRAL, ENSINO MÉDIO INOVADOR, ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LORDÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10513_16082016230337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON FERREIRA"
    "autor_email" => "profrobsonhistoria@hotmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho analisa a implantação do Programa Ensino Médio Inovador na Escola Estadual Professor Lordão localizada na cidade de Picuí – PB, com objetivo de identificar avanços e desafios presentes neste modelo de educação integral inserido nas escolas de ensino médio do Estado da Paraíba pelo MEC a partir de 2009. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e revisão documental, caracterizando uma pesquisa qualitativa considerando o marco legal que fundamenta o ensino médio inovador, bem como análise de dados estatísticos dos índices educacionais da escola durante o período de 2011, anterior a implantação, até 2014, quando do terceiro ano de sua aplicação na escola, ainda foram considerados depoimentos de alunos e professores da escola envolvidos no programa. Como embasamento teórico foram utilizados autores que se preocupam com a temática do ensino médio, a exemplo de LUCKESI (1994) e SAVIANI (2000), além da legislação oficial, sobretudo o ensino médio no Brasil. Considerando os dados analisados percebemos que a aplicação do Programa Ensino Médio Inovador na Escola Estadual Professor Lordão possibilitou significativos avanços quanto aos índices oficiais reduzindo a evasão, reprovação e aumentando a aprovação. A pesquisa ainda revelou a aproximação da comunidade local perante a escola, através do reconhecimento às diversas premiações recebidas durante o período analisado. Contudo, o trabalho revelou ainda uma preocupante limitação quanto à estrutura física da escola que não atende os requisitos necessários a educação em tempo integral. Desta forma, a pesquisa em questão oferece uma reflexão sobre o modelo de educação integral adotado pelo MEC para as escolas de ensino médio não profissionalizante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.