O presente trabalho analisa a implantação do Programa Ensino Médio Inovador na Escola Estadual Professor Lordão localizada na cidade de Picuí – PB, com objetivo de identificar avanços e desafios presentes neste modelo de educação integral inserido nas escolas de ensino médio do Estado da Paraíba pelo MEC a partir de 2009. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e revisão documental, caracterizando uma pesquisa qualitativa considerando o marco legal que fundamenta o ensino médio inovador, bem como análise de dados estatísticos dos índices educacionais da escola durante o período de 2011, anterior a implantação, até 2014, quando do terceiro ano de sua aplicação na escola, ainda foram considerados depoimentos de alunos e professores da escola envolvidos no programa. Como embasamento teórico foram utilizados autores que se preocupam com a temática do ensino médio, a exemplo de LUCKESI (1994) e SAVIANI (2000), além da legislação oficial, sobretudo o ensino médio no Brasil. Considerando os dados analisados percebemos que a aplicação do Programa Ensino Médio Inovador na Escola Estadual Professor Lordão possibilitou significativos avanços quanto aos índices oficiais reduzindo a evasão, reprovação e aumentando a aprovação. A pesquisa ainda revelou a aproximação da comunidade local perante a escola, através do reconhecimento às diversas premiações recebidas durante o período analisado. Contudo, o trabalho revelou ainda uma preocupante limitação quanto à estrutura física da escola que não atende os requisitos necessários a educação em tempo integral. Desta forma, a pesquisa em questão oferece uma reflexão sobre o modelo de educação integral adotado pelo MEC para as escolas de ensino médio não profissionalizante.