Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROBLEMATIZANDO ESCALAS DE DISTâNCIAS DO SISTEMA SOLAR: UMA PROPOSTA DO PIBID DE FíSICA PARA A EDUCAçãO BáSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE ASTRONOMIA, MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ESCALA DE DISTÂNCIA Pôster (PO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A defesa da presença da Astronomia no ensino vem de longa data. Seja como estratégia para a abordagem de conteúdos de ciências, seja para a contextualização de discussões relacionadas ao eixo temático Terra e Universo. Contudo seu uso na educação básica ainda aparece de forma simples. Diversos fatores influenciam esse quadro podemos destacar: a insegurança e escassez de tempo, devido o entendimento de que ensinar astronomia é ensinar algo a mais; A dificuldade inerente referente à transposição didática; Erros conceituais em livros e materiais didáticos; A falta de recursos didáticos para a elaboração de experimentos em sala de aula. Considerando estes fatores, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – subprograma Física na Universidade Estadual do Ceará de Iguatu (UECE / FECLI) criou-se um grupo de estudos em ensino de astronomia, com objetivo de refletir sobre o tema e produzir atividades e estratégias didáticas para a implementação da astronomia nas salas de aula. Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre uma intervenção realizada na UECE para uma turma do sexto ano do ensino fundamental, ao tratar escalas de distâncias do sistema solar através de três momentos pedagógicos de modo a despertar a imaginação e o conflito cognitivo.

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