Este trabalho apresenta uma reflexão sobre algumas ações relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais, realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas e Naturais, na perspectiva de um subgrupo intitulado de “Gênero e Relações Étnico-Raciais”, do projeto do PIBID - Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus VII – Codó, realizadas na Escola Municipal Moisés Alves dos Reis, situada na localidade Santana Velha, a 18 Km da sede do Município de Codó – MA no período de janeiro à dezembro de 2015. Pontua-se neste recorte, as atividades desenvolvidas acerca da formação de professores em sincronia com os direcionamentos dados pela lei nº 10.639/03 e pela Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, que visam orientar práticas de ensino sob tópicos de diversidade cultural nas escolas públicas, incluindo escolas do campo. Objetivou-se identificar, ressaltar e valorizar as diversas formas culturais existentes e suas características, trazendo para a escola a reflexão da heterogeneidade cultural, e a percepção da cultura da comunidade em que vivem, e delas, traçar resgate de práticas culturais, advindos da memória de seus parentes, além de instigar a identificação das principais características das etnias nacionais, levantar reflexões sobre a história do Brasil e a presença dos negros como contribuintes na construção deste povo. O estudo e ensino da educação das Relações Étnico-Raciais na escola do campo apresentaram-se relevante tanto pelo debate em sala, levando os alunos a refletir sobre o cotidiano relacionando tais questões, quanto na formação de professores por meio do PIBID interdisciplinar.