Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO DA GRADUAÇÃO: O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Palavra-chaves: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, QUALIFICAÇÃO DA GRADUAÇÃO, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
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Hoje coordenado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação – SESu/MEC, o PET compõe o cenário das políticas públicas educacionais do país nestes 37 anos de atuação, sendo destaque na articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Considerando, então, a dinâmica dos processos entre a implementação e a execução de políticas educacionais que demandam contínuos procedimentos avaliativos no sentido de acompanhar e assegurar o bom desempenho das atividades do PET, a proposta é apontar como o desenvolvimento dessa política se relaciona com as situações sociais e políticas do Brasil a partir da década de 70, incluindo as influências da conjuntura universitária e os impactos na permanência desse Programa nas Instituições de Educação Superior. 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Além disso, compreendendo a educação como bem público e, estando as demais instâncias e atores dos processos de gestão envolvidos nesta condição, a universidade é reconhecida como parte orgânica da sociedade e, como tal, ao tempo que é influenciada, também influencia a sociedade nos desafios da construção de um fazer universitário comprometido com processos científicos, culturais, políticos e econômicos socialmente responsáveis.A pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta em linhas gerais a descrição histórica do cenário político-econômico das universidades públicas brasileiras, relac" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, QUALIFICAÇÃO DA GRADUAÇÃO, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID1668_17082016140501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA PALOMA CABRAL BORBA" "autor_nome_curto" => "PALOMA BORBA" "autor_email" => "palomacborba@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21969 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2634 "inscrito_id" => 1668 "titulo" => "POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO DA GRADUAÇÃO: O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL" "resumo" => "A pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta em linhas gerais a descrição histórica do cenário político-econômico das universidades públicas brasileiras, relacionando esse desenvolvimento com a gerência de políticas públicas de educação superior no país, destacando a estruturação, implementação e acompanhamento do Programa de Educação Tutorial - PET, uma política desenvolvida inicialmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES em 1979 voltada para qualificação da graduação em instituições de educação superiores públicas e privadas. 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta em linhas gerais a descrição histórica do cenário político-econômico das universidades públicas brasileiras, relacionando esse desenvolvimento com a gerência de políticas públicas de educação superior no país, destacando a estruturação, implementação e acompanhamento do Programa de Educação Tutorial - PET, uma política desenvolvida inicialmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES em 1979 voltada para qualificação da graduação em instituições de educação superiores públicas e privadas. Hoje coordenado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação – SESu/MEC, o PET compõe o cenário das políticas públicas educacionais do país nestes 37 anos de atuação, sendo destaque na articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Considerando, então, a dinâmica dos processos entre a implementação e a execução de políticas educacionais que demandam contínuos procedimentos avaliativos no sentido de acompanhar e assegurar o bom desempenho das atividades do PET, a proposta é apontar como o desenvolvimento dessa política se relaciona com as situações sociais e políticas do Brasil a partir da década de 70, incluindo as influências da conjuntura universitária e os impactos na permanência desse Programa nas Instituições de Educação Superior. Com base na estratégia metodológica da pesquisa bibliográfica e documental, o trabalhou utiliza como referência as fases descritas por Marilena Chauí (Universidade Funcional, Universidade de Resultados e Universidade Operacional) como norte para análise. Além disso, compreendendo a educação como bem público e, estando as demais instâncias e atores dos processos de gestão envolvidos nesta condição, a universidade é reconhecida como parte orgânica da sociedade e, como tal, ao tempo que é influenciada, também influencia a sociedade nos desafios da construção de um fazer universitário comprometido com processos científicos, culturais, políticos e econômicos socialmente responsáveis.

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