A pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta em linhas gerais a descrição histórica do cenário político-econômico das universidades públicas brasileiras, relacionando esse desenvolvimento com a gerência de políticas públicas de educação superior no país, destacando a estruturação, implementação e acompanhamento do Programa de Educação Tutorial - PET, uma política desenvolvida inicialmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES em 1979 voltada para qualificação da graduação em instituições de educação superiores públicas e privadas. Hoje coordenado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação – SESu/MEC, o PET compõe o cenário das políticas públicas educacionais do país nestes 37 anos de atuação, sendo destaque na articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Considerando, então, a dinâmica dos processos entre a implementação e a execução de políticas educacionais que demandam contínuos procedimentos avaliativos no sentido de acompanhar e assegurar o bom desempenho das atividades do PET, a proposta é apontar como o desenvolvimento dessa política se relaciona com as situações sociais e políticas do Brasil a partir da década de 70, incluindo as influências da conjuntura universitária e os impactos na permanência desse Programa nas Instituições de Educação Superior. Com base na estratégia metodológica da pesquisa bibliográfica e documental, o trabalhou utiliza como referência as fases descritas por Marilena Chauí (Universidade Funcional, Universidade de Resultados e Universidade Operacional) como norte para análise. Além disso, compreendendo a educação como bem público e, estando as demais instâncias e atores dos processos de gestão envolvidos nesta condição, a universidade é reconhecida como parte orgânica da sociedade e, como tal, ao tempo que é influenciada, também influencia a sociedade nos desafios da construção de um fazer universitário comprometido com processos científicos, culturais, políticos e econômicos socialmente responsáveis.