Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚSICA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍDROME DE DOWN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) Educação Especial
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21439 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3645 "inscrito_id" => 8560 "titulo" => "MÚSICA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍDROME DE DOWN" "resumo" => "Este artigo busca refletir sobre fundamentos teóricos e práticos que embasam a prática docente do futuro educador na Educação Musical infantil, na perspectiva da inclusão de alunos com síndrome de Down. O objetivo deste relato foi destacar as contribuições advindas da psicomotricidade aliadas ao ensino da música na Educação Básica no processo de desenvolvimento da criança com Down, auxiliando também na aceitação e inclusão por parte das demais crianças da turma. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio de um relato de experiência fundamentado, por ser a que mais se aproxima dos nossos objetivos. Discutimos a importância de conhecer os alunos e o ambiente de atuação, de refletir e buscar compreender diferentes formas de contribuir com a aprendizagem musical de crianças com síndrome de Down, em conjunto com crianças neurotípicas e desenvolvendo a psicomotricidade em ambas, bem como entender a síndrome e a sua abrangência física e cognitiva. Deste modo, o trabalho visa também avaliar a prática docente do bolsista licenciando em música voluntariado e refletir sobre suas buscas por melhorias e diferentes formas de atuação, afim de contribuir para a formação como futuro profissional da Educação Musical.Este artigo busca refletir sobre fundamentos teóricos e práticos que embasam a prática docente do futuro educador na Educação Musical infantil, na perspectiva d" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID8560_19082016230446.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AJA DEVI DASI SOARES ABREU DE GÓES" "autor_nome_curto" => "AJA DEVI DASI" "autor_email" => "aja.devidasi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21439 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3645 "inscrito_id" => 8560 "titulo" => "MÚSICA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍDROME DE DOWN" "resumo" => "Este artigo busca refletir sobre fundamentos teóricos e práticos que embasam a prática docente do futuro educador na Educação Musical infantil, na perspectiva da inclusão de alunos com síndrome de Down. O objetivo deste relato foi destacar as contribuições advindas da psicomotricidade aliadas ao ensino da música na Educação Básica no processo de desenvolvimento da criança com Down, auxiliando também na aceitação e inclusão por parte das demais crianças da turma. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio de um relato de experiência fundamentado, por ser a que mais se aproxima dos nossos objetivos. Discutimos a importância de conhecer os alunos e o ambiente de atuação, de refletir e buscar compreender diferentes formas de contribuir com a aprendizagem musical de crianças com síndrome de Down, em conjunto com crianças neurotípicas e desenvolvendo a psicomotricidade em ambas, bem como entender a síndrome e a sua abrangência física e cognitiva. Deste modo, o trabalho visa também avaliar a prática docente do bolsista licenciando em música voluntariado e refletir sobre suas buscas por melhorias e diferentes formas de atuação, afim de contribuir para a formação como futuro profissional da Educação Musical.Este artigo busca refletir sobre fundamentos teóricos e práticos que embasam a prática docente do futuro educador na Educação Musical infantil, na perspectiva d" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID8560_19082016230446.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AJA DEVI DASI SOARES ABREU DE GÓES" "autor_nome_curto" => "AJA DEVI DASI" "autor_email" => "aja.devidasi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo busca refletir sobre fundamentos teóricos e práticos que embasam a prática docente do futuro educador na Educação Musical infantil, na perspectiva da inclusão de alunos com síndrome de Down. O objetivo deste relato foi destacar as contribuições advindas da psicomotricidade aliadas ao ensino da música na Educação Básica no processo de desenvolvimento da criança com Down, auxiliando também na aceitação e inclusão por parte das demais crianças da turma. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio de um relato de experiência fundamentado, por ser a que mais se aproxima dos nossos objetivos. Discutimos a importância de conhecer os alunos e o ambiente de atuação, de refletir e buscar compreender diferentes formas de contribuir com a aprendizagem musical de crianças com síndrome de Down, em conjunto com crianças neurotípicas e desenvolvendo a psicomotricidade em ambas, bem como entender a síndrome e a sua abrangência física e cognitiva. Deste modo, o trabalho visa também avaliar a prática docente do bolsista licenciando em música voluntariado e refletir sobre suas buscas por melhorias e diferentes formas de atuação, afim de contribuir para a formação como futuro profissional da Educação Musical.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.