A pesquisa etnográfica educacional está diretamente relacionada às maneiras como são vivenciadas as práticas educativas, caracterizando-se assim como relevantes na formação docente. Tal experiência oportuniza aos professores em formação uma sensibilização acerca da diversidade social e cultural presente no ambiente escolar, abrangendo a importância desse quesito para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foco do presente trabalho foi realizada por discentes da disciplina ‘Estágio em Ensino de Biologia 4’ do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco e objetivou verificar o quanto as informações relacionadas ao tema das drogas lícitas e ilícitas, trabalhadas nas aulas de Biologia do 3º módulo da modalidade EJA do ensino médio, são de fato compreendidas. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pertencente à rede púbica do estado de Pernambuco, localizada na periferia da cidade do Recife, caracterizada pelo alto índice de alunos usuários. Com a finalidade de no mínimo compreender parcialmente o perfil dos alunos da turma, ocorreram interações por intermédio de conversas na sala de aula e em momentos extraclasse; posteriormente foi aplicado questionário visando coletar elementos para evidenciar a compreensão dos estudantes sobre a temática das drogas, bem como suas concepções sobre a relação da escola e dos educadores com o assunto. De acordo com os dados obtidos, pôde-se constatar que as discussões trabalhadas nas aulas foram significativas no esclarecimento dos malefícios (sejam psicossociais e/ou biológicos) oriundos do uso de determinadas substâncias, embora não tenha sido comprovado o entendimento do papel dos atores educacionais nesse contexto.