O financiamento do setor educacional e a gestão dos recursos são temas relevantes para a área da educação. Historicamente educadores reivindicam por maiores investimentos que subsidiem a implementação de políticas públicas educacionais, corroborando para a vinculação de maiores percentuais de impostos para o financiamento da educação. Esse pensamento se justifica pela compreensão de que o fator educacional contribui fortemente para a diminuição das desigualdades sociais, possibilitando o desenvolvimento do país em diversas áreas, na medida em que gera maiores oportunidades para cada cidadão. Atrelado a esse pensamento, no âmbito da gestão dos recursos educacionais, importante é a participação e o acompanhamento pela população do processo de execução orçamentária, efetivando sua função de controle social. Para isso, é preciso que a população conheça e saiba interpretar as informações de instrumentos que atualmente estão à disposição da sociedade possibilitando a transparência na gestão dos recursos, a exemplo do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE. Nessa perspectiva, o presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica que possui como objetivo central compreender qual a contribuição do SIOPE para o controle social dos investimentos com a educação, identificando quais os dispositivos legais que normatizam os investimentos com a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE. De acordo com o estudo realizado e reflexões levantadas, percebe-se que o SIOPE contribui para o controle social na medida em que possibilita a população acompanhar os percentuais de investimentos na educação através dos relatórios de cada ente federado e, a partir dos indicadores apresentados pelo sistema, qualificar sua participação no planejamento, execução das políticas públicas educacionais.