O texto tem por finalidade refletir sobre a inclusão e a capacidade de aceitação da diversidade dos indivíduos na sociedade e no ambiente escolar, garantindo oportunidades e acesso igualitário a todos. Buscamos entender quais são as políticas públicas que trazem a inclusão social e escolar como debate, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos educacionais nacionais e internacionais. Através de leituras e análises de obras por diferentes autores, pretende-se no presente artigo trazer aspectos relevantes sobre o tema abordado a partir de uma abordagem histórica sobre o assunto, analisando a educação especial atualmente, apontando questões ligadas à inclusão social e escolar das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). A metodologia constitui-se por meio de uma pesquisa qualitativa, através de uma análise bibliográfica e uma entrevista semiestruturada, possuindo como objeto de estudo a visão de uma professora vinculada a educação infantil em uma escola particular do município de Fortaleza. Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a inclusão acontece atualmente, levando em consideração sua abordagem histórica e atual através da visão da referida professora. Utilizamos como aporte teórico: Amaral (1992); Karagiannis, Stainback e Stainback (1999); Mantoan (2003);Magalhães(2002); Mendes, Veltrone (2012). Além da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No decorrer da pesquisa percebemos o quanto esta discussão se faz relevante na condução de uma sociedade justa e igualitária, tendo a escola um papel fundamental no processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais.