O professor de Ciências é cotidianamente exposto a diversos desafios no processo de ensino. Desafios que incluem repassar os conteúdos programáticos com eficiência, que sejam acessíveis ao entendimento e raciocínio de seus alunos. Daí a importância de metodologias diferenciadas no ensino de ciências para transpor as paredes da teoria e prática educacional, para facilitar ao aprendizado dos conteúdos. Assim, o presente trabalho objetivou divulgar as atividades desenvolvidas na “Feira de Ciências: Descobrindo o Mundo”, onde foram realizadas experiências e exposições sobre o conteúdo de Limites de Placas, Vulcanismo e Biomas. Tal evento foi desenvolvido na Unidade Escolar Edson da Paz Cunha com o auxilio dos pibidianos de Biologia – UFPI, buscando favorecer a compreensão dos alunos acerca da formação e funcionamento de um vulcão, a ação da dinâmica interna da Terra e tectônica de placas. Bem como avaliar a utilização da Feira de Ciências como recurso metodológico para o contexto de aprendizagem dos alunos. Os resultados sobre os processos de estimulo as pesquisas, coletas de informações e de socialização dos alunos para as apresentações na feira foram considerados positivos, acreditando que o ato de estimular os alunos a “Pesquisar” se tornou mais produtivo tendo em vista que o tema, para eles, foi estimulante e interessante. Nessa perspectiva, acredita-se que a elaboração e confecção dos materiais da feira, pelos alunos, puderam contribuir no processo de ensino e aprendizagem de cada aluno, em suas especificidades, bem como a melhor compreensão dos assuntos abordados em cada eixo.