Ao observarmos nas escolas as questões relativas às masculinidades e feminilidades, percebemos a necessidade de adentrar este campo a partir de uma perspectiva etnográfica. A etnografia é uma ciência que defende um olhar antropológico sobre o mundo e seus fenômenos, uma maneira de focalizar as manifestações culturais de povos e comunidades a partir da visão dos sujeitos que estão nele inseridos, na perspectiva do interacionismo simbólico. Portanto, conforme Geertz, (1989) requer uma descrição densa dos acontecimentos e uma compreensão aprofundada dos significados atribuídos pelas pessoas aos eventos culturais. A microanálise etnográfica é um instrumento dessa perspectiva de pesquisa. Os instrumentos necessários ou mais relevantes para este tipo de pesquisa são a observação participante, com uso de gravações de áudio e/ou vídeo, entrevistas semi-estruturadas ou não estruturadas, documentos locais e análise e relato dos dados. Neste artigo pretendemos debater, a partir da contribuição de diversos autores, as relações entre gênero e fracasso escolar no Brasil, mediante a contribuição da perspectiva etnográfica de pesquisa. Inicialmente, apresentaremos a importância do olhar etnográfico para a pesquisa no campo pedagógico; a seguir, definiremos o conceito de fracasso escolar considerado neste trabalho, demonstrando a partir dos dados os problemas existentes sobre o tema em escolas do país; posteriormente, apresentaremos a influência das questões de gênero para o fracasso escolar a partir de pesquisadores da área, defendendo a necessidade de pesquisas e debates permanentes sobre estas questões para a superação do fracasso nas escolas brasileiras.