Muitos docentes de matemática do Ensino Fundamental consideram o ensino desta disciplina relacionada a uma ciência “dura” e exata cujo objetivo é aprender os números, as expressões numéricas e algébricas, construir e interpretar gráficos e tabelas, bem como a resolver problemas, pois a formação acadêmica não fomenta o trabalho de temas transversais e o desenvolvimento de propostas curriculares e discussões voltadas para a teoria do currículo pós-crítico. Sendo assim, este artigo tem como objetivo desenvolver uma proposta curricular pautada nos pressupostos do currículo pós-críticos, que contemple questões relacionadas as políticas de inclusão racial nas universidades. A metodologia é de caráter qualitativo-quantitativo, como o uso da pesquisa bibliográfica, análise documental/legal, desenvolvimento e aplicação de proposta curricular e síntese dos dados na produção textual. O desenvolvimento de uma proposta curricular voltada para as questões de inclusão racial nas universidades para o Ensino Fundamental II possibilitou o debate sobre as políticas públicas estabelecidas no Brasil e suas relações com os conteúdos de matemática (estatística, cálculos e tratamento de informações), mostrado que esta temática pode ser realizada nas aulas de matemáticas em especial no bloco de tratamento da informação.