O presente trabalho, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, tem como finalidade mostrar que os gêneros textuais jornalísticos contribuem de forma relevante para o ensino de leitura e escrita e para o desenvolvimento da criticidade dos alunos enquanto cidadãos. O foco principal de nossa pesquisa é apresentar algumas atividades realizadas sobre o estudo dos gêneros textuais jornalísticos nas aulas de Língua Portuguesa, pelos alunos das segundas séries do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo Rosado, em Mossoró-RN. O nosso projeto visava explorar os gêneros textuais jornalísticos mais relevantes para o cotidiano do aluno, especialmente o artigo de opinião, que seria produzido ao final do projeto. Nesse contexto, conversamos com a classe sobre o que eles entendiam por gêneros textuais jornalísticos e, a partir das respostas dadas pelos alunos, passamos a discutir com a turma quanto à estrutura, aos meios de divulgação impresso ou virtual, às características de alguns desses gêneros, a fim de que eles pudessem reconhecer que esses apresentam classificação, função e formas bastante variáveis, tais como: charges, tirinhas, textos publicitários, reportagem, notícia, editorial, etc. Dentre os gêneros analisados, destacamos o artigo de opinião, pois tínhamos interesse que ao final do projeto os alunos estivessem aptos a produzi-lo. Para isso, resolvemos focar em problemáticas da nossa cidade, visto que ao se trabalhar um assunto da realidade dos alunos, eles teriam assim, mais facilidade de compreensão e assimilação das atividades propostas. Dessa forma, orientamos os discentes que pesquisassem assuntos polêmicos da cidade de Mossoró, apresentassem o resultado da pesquisa em forma de seminário, utilizando fotos, vídeos, entrevistas e que, após a explanação realizada na sala de aula, montassem um painel expositivo no mural da escola. Nessa ocasião, eles tiveram a oportunidade de argumentar e defender seus pontos de vistas sobre os mais variados temas, a saber, saúde, educação, segurança, violência, política, poluição, água, entre outros. A partir desse projeto, podemos afirmar que os conceitos construídos sobre gêneros textuais jornalísticos, nas aulas de Língua Portuguesa, trouxeram resultados satisfatórios para os alunos, pois, observamos que o fato de poderem argumentar e defender pontos de vista orais/escritos sobre temáticas de seus interesses, colaborou significativamente para a produção textual. Como fundamentação teórica adotou-se as concepções de Antunes (2003), Bazerman (2011), Dell’Isola (2007) e Oliveira (2014).