A química é um dos componentes curriculares visto com pouco interesse pela maioria dos alunos do ensino médio e, por conseguinte, por eles considerada uma disciplina difícil e de pouca assimilação conceitual, razão por que é imprescindível que os docentes a que lecionam busquem inserir, no processo de ensino aprendizagem metodologia mais didática, como a experimentação. Neste contexto o trabalho teve como objetivo, despertar o interesse dos alunos em aprender o conteúdo de eletroquímica por meio de uma oficina realizada em sala de aula com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo sem a exigência de frequentar um laboratório. Esta pesquisa foi realizada numa escola estadual da rede pública da cidade de Remígio - PB, com o total de 30 alunos de uma turma do 2º ano do ensino médio; inicialmente, foi feita uma abordagem do conteúdo de eletroquímica, de maneira expositiva e dialogada; em seguida, a turma foi dividida em grupos de no máximo 5 alunos; na sequência foi explicado como seria executada a oficina e após a explicação cada grupo realizou o experimento seguindo um roteiro experimental. O levantamento dos dados foi realizado a partir de um questionário. Com base nos resultados obtidos pode-se afirmar que a confecção das pilhas a partir de materiais de baixo custo e de fácil obtenção, vem-se mostrando uma ferramenta que pode e deve fazer parte da realidade dos docentes e discentes das escolas públicas, por ser capaz de motivar e desenvolver, no educando, maior interesse pelo conteúdo abordado estimulando, assim, sua aprendizagem.